23.2.05

O fardo de Jesus

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

Mateus 11. 28 – 30.

Muitos dentre nós temos andado cansados e sobrecarregados, nem tanto por causa da correria do dia a dia ou por causa da fadiga natural decorrente de nossas atividades. Boa parte de nós tem vivido cansada e sobrecarregada porque temos carregado uma pesada carga de ressentimentos, amarguras, tristezas acumuladas ao longo de toda uma vida. Somos oprimidos e encurvados pelo peso dessa carga. Estamos espiritual e emocionalmente cansados, pesados e sobrecarregados. Feridas que não cicatrizaram, que nós nem deixamos que cicatrizem, e que nos tornam profundamente abatidos pelo peso e carga emocional que nos deixamos carregar.

Não conseguimos abrir mão de muitas coisas que nos marcaram pela vida inteira. Levamos, por isso, um fardo pesado. Estamos sob um jugo que nos sufoca. Estamos cansados da pesada carga e que nos oprime.

Outras coisas nos cansam no dia a dia contemporâneo. As preocupações de emprego, de estudo, de família, de manutenção. As atividades que inventamos ou que temos de participar. Mas certamente os maiores fardos que carregamos são as feridas da alma que ninguém pode ver. Essas deixam nossa alma por demais cansada e sobrecarregada. Ressentimentos, amarguras, tristezas, falta de perdão. Essas são cargas que nos oprimem e sufocam. Não somos capazes de emergir sozinhos debaixo de todo esse peso.

Cristãos podem estar vivendo cansados e sobrecarregados. A pergunta é se isso precisa ser assim. Jesus faz um convite que aponta uma solução e indica que a resposta é não. Vinde a mim. O convite de Jesus é muito interessante a esse respeito. Ele nos propõe uma troca: nós lhe damos a nossa carga, que está nos matando, e Ele nos dá o Seu jugo, que é suave, e o Seu fardo, que é leve. Essa troca é vantajosa demais para nós e extremamente necessária. E é uma troca que só Jesus pode realizar.

Parece-me que o ato de ir a Jesus para ser aliviado se traduz nos ator de tomar e aprender. Vir a Jesus é tomar o Seu jugo e aprender dEle, que é manso e humilde. Se a alma cansada deseja alívio, Ela deve se submeter primeiro ao absoluto Senhorio de Cristo, tomar o Seu jugo. Este é um Senhorio suave porque ao mesmo tempo que nos exige algo, nos dá a graça correspondente para executar.

Por outro lado, a alma cansada precisa aprender a humildade e mansidão. No texto, há uma relação entre ser manso e humilde e o achar descanso para a alma. Penso que na humildade e mansidão se encontra a raiz de toda cura para aquelas coisas que nos oprimem e sobrecarregam. A cura, o alívio, a troca do fardo pesado pelo fardo de Jesus, começa no aprender a ser manso e humilde. Não há lugar para ressentimentos e mágoas em um coração manso e humilde.

Ressentimentos e mágoas são as principais coisas que nos oprimem. E eles nascem de orgulhos feridos. O início da cura e a prevenção está em aprendermos a ser mansos e humildes de coração. Humildade não convive harmoniosamente com o orgulho. Para acharmos descanso e alívio para a alma, devemos começar buscando aprender humildade e mansidão de Jesus. A maravilhosa troca de fardos começa daí.

Qual a alma cansada que não deseja descanso? Qual a alma sobrecarregada que não quer alívio? Jesus promete: Venham a mim, certamente eu vos aliviarei, certamente eu darei descanso às vossas almas.

Nós não precisamos andar cansados e sobrecarregados. O nosso Senhor quer trazer descanso, paz e alívio para nós. Ele quer curar profundamente as nossas almas. Há tanta gente oprimida pelos ressentimentos, amarguras e tristezas acumuladas, sem necessidade. Temos um remédio maravilhoso à disposição.

Para que isso dê certo, é preciso uma coisa. É preciso investir tempo para conhecer a Deus. É preciso investir tempo no relacionamento com Jesus para podermos aprender com Ele a sermos mansos e humildes.

Você não passa nem 15 minutos por dia na presença do Senhor; você não conhece a Sua Palavra; e você quer que as coisas dêem certo? Elas nunca darão certo assim. Você continuará cansado e sobrecarregado, sem o alívio que Jesus quer dar a quem quiser aprender com Ele a ser manso e humilde de coração, porque você é incapaz de investir tempo em conhecer a Deus. Conhecer a Deus não é ir aos domingos à Igreja. Muito menos erguer as mãos atendendo um apelo. Conhecer a Deus é investir tempo no relacionamento com Ele. Mas você não faz isso porque tem coisa mais importante para fazer do que orar e ler a Bíblia.

Enquanto você não busca ser íntimo de Jesus continua chafurdando na lama de suas dores, suas culpas, seus ressentimentos, falando mal de todos. Abra seu coração. Jesus quer aliviar você, quer conhecê-lo em oração. Porque conhecê-lo intimamente é investir tempo nEle.

Uma coisa é necessária para que Jesus nos alivie: que busquemos Sua intimidade. Mas em vez de fazermos isso, seguimos com nossos ressentimentos e mágoas, e não pomos nosso coração em buscar o conhecimento do Senhor, mergulhando ainda mais no lamaçal em que estamos.

Ainda há tempo. Ouça o convite do Senhor: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Ouça o convite do Senhor e se deixe levar à Sua intimidade, para ser aliviado e curado. Ainda há tempo.

Nenhum comentário: