25.3.05

Antes que seja tarde

O Senhor Deus me disse: Desça até a casa onde fazem potes de barro, e lá eu lhe darei a minha mensagem. Então eu fui e encontrei o oleiro trabalhando com o barro sobre a roda de madeira.
Jr. 18. 1 – 3

Os capítulos 18 e 19 de Jeremias apresentam uma unidade que muitas vezes passa despercebida por nós. No capítulo 18, Deus manda Jeremias até a casa do oleiro. Enquanto o profeta presta atenção na ação do oleiro, que desfaz e refaz o pote de barro quantas vezes julga necessário, mantendo a roda de madeira funcionando, o Senhor lhe explica de maneira bem pedagógica: Será que eu não posso fazer com o povo de Israel o mesmo que o oleiro faz com o barro? Vocês estão nas minhas mãos assim como o barro está nas mãos do oleiro (Jr. 18. 6).
A relação que o Senhor mantém com o Seu povo e com outras nações é a mesma que o oleiro mantém com a argila. Como o oleiro pode fazer o que quiser enquanto mantém a roda funcionando e a argila maleável, assim Deus pode fazer o que quiser com aqueles que se relacionam com Ele, a depender de eles atenderem, ou não, a Sua voz. No texto de Jeremias o povo dá as costas ao Senhor: Não adianta; nós vamos seguir os nossos planos. Todos nós vamos agir de acordo com a teimosia e a maldade de nosso coração (Jr. 18. 12). Como conseqüência, é a vez de Deus lhe virar as costas (Jr. 18. 17).
No capítulo seguinte, a história passa para outro estágio. A roda parou de funcionar, a argila secou, o pote está pronto. Mas, e se ele desgostar o Oleiro? O que mais pode ser feito, a não ser quebrá-lo e jogá-lo fora.
O povo abandonou o Senhor e o Senhor não o deixará sem punição. Jeremias anuncia uma desgraça sem igual caindo sobre o povo (Jr. 19. 3). Então o Senhor me mandou quebrar o pote na frente dos homens que haviam ido comigo. E mandou dizer-lhes que o Senhor Todo-Poderoso tinha dito o seguinte: Como se quebra um pote, e ele não pode mais ser consertado, assim eu quebrarei este povo e esta cidade (Jr. 19. 10 – 11).
Dois momentos distintos. Enquanto em um, Deus ainda está nos desafiando à conversão, no seguinte, já é tarde demais. Enquanto Deus ainda nos chama, ainda há tempo. Ainda não é tarde demais. Enquanto o Senhor ainda está falando conosco, ainda há tempo. Estamos sendo rebeldes, obstinados em desobedecer a Palavra de Deus, dia a dia nos afastando ainda mais dEle. Endurecemos a nossa relação com o Pai, mas enquanto a roda ainda estiver rodando, enquanto Ele ainda estiver falando, ainda uma chance. Ainda estamos em Suas mãos, Ele ainda pode começar a nos moldar de novo, ainda luta por nos atrair com laços de amor (Os. 11), ainda pode nos refazer se algo sair errado.
Mas quanto mais resistimos à atração amorosa do Senhor, mais secos vamos nos tornando, mais nos afastamos, mais duros ficamos. Aí, já não tem mais jeito. Acabou!
Mas enquanto Deus ainda nos chama por Seu amor, ainda tem jeito. Mas dê ouvidos, antes que seja tarde e você não possa mais ser refeito. Antes que seja tarde. O que eles vão fazer quando essa situação chegar ao fim? (Jr. 5. 31).

Nenhum comentário: