10.3.05

Crescimento

Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor.
Filipenses 2. 12

Tem gente que se converte, assume uma vida com Deus, certos compromissos com a Igreja, mas se põe em uma preocupante e delicada situação de total inércia. Para essas pessoas, o seu grau de comprometimento com a vida cristã se esgota na freqüência aos cultos e demais serviços da igreja, na prática de algumas virtudes e gestos cúlticos. E basta. Não há mais nada que almejam, nem outra coisa que seja necessária. Sua vida se resume a esse filme. E não lhe cobrem muito porque acredita que já faz mais que o suficiente.
Mas uma olhada na Bíblia vai nos mostrar o quão longe da verdade está essa postura. A vida cristã é uma vida dinâmica. O marco inicial da igreja foi o derramar do poder (dinamis) do Espírito Santo. Ser cristão e ter o Espírito é ser dinâmico, porque a dinamite do Espírito não pode nos deixar parados, quietos, estagnados. Por isso, a verdadeira vida espiritual cresce. Nossa espiritualidade nunca terá hoje a maturidade de ontem, nem amanhã a de hoje, se aprendermos a viver na dimensão do poder/dinamite do Espírito.
A verdadeira espiritualidade cresce. Não é estagnada nem se dá por satisfeita com o que já alcançou ou com que já tem. Cresce e busca ainda mais do Senhor e do Seu Poder. É preciso crescer e estar disposto para isso. É preciso, então, desenvolver a nossa salvação.
Dizer que é preciso desenvolver a salvação não significa, em absoluto, colocar nas mãos do cristão a responsabilidade por sua condição de salvo. Não significa que o homem possa fazer qualquer coisa ou que haja qualquer coisa em si que possa conduzir à salvação. Desenvolver a salvação é expressão que traduz a necessidade de crescimento na vida cristã. A verdadeira espiritualidade não se conforma em estar parada, mas quer sempre mais de Deus, quer sempre estar mais perto dEle, quer sempre maior intimidade. Quer crescimento.
A verdadeira espiritualidade deixa de lado as coisas que para trás ficam e caminha sempre na direção do alvo, em busca do prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Desse modo, crescer, desenvolver a salvação, significa pôr em prática a natureza de nova criatura salva. Há uma ênfase comunitária nesse processo: crescer na vida espiritual é viver de modo digno da vocação para que a igreja continue saudável.
O caminho da salvação foi traçado: Jesus morreu pelos nossos pecados. Quem nele crer será salvo. Aquele que crer e for feito nova criação em Deus buscará sempre uma vida de aprofundamento na santidade do Senhor. Se você se sente satisfeito com o que é e com o que tem, há algo errado. Mas há jeito e tempo para mudança.
Deus não definiu essas coisas para fazermos sozinhos. É Ele quem age através de nós. Porque é Deus quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade (Fp. 2. 13). Deus faz isso, criando em nós o desejo (tanto o querer) e agindo para torná-lo prático em nossas vidas (como o realizar). Ele nos deixa desejosos de crescer e obedecer e nos capacita para tanto. E age de acordo com a sua sempre boa vontade.
É da vontade de Deus que desenvolvamos a nossa salvação porque a verdadeira espiritualidade sempre cresce e sempre buscará o crescimento.

Nenhum comentário: