4.3.05

Sentimentos honestos

Eu ainda estou revoltado e me queixo de Deus.

Jó 23. 2.

Que palavras de tremenda honestidade emocional! As palavras de Jó marcam sua tentativa de se despojar de qualquer máscara, em nome de qualquer religiosidade, diante do Deus vivo. Ele admite que está revoltado contra Deus. Admite, sem medo. Sem medo de qualquer moralidade religiosa que possa lhe dizer que isso é pecado. Sem medo de qualquer discurso espiritual que lhe diga que isso não pode acontecer, é desrespeito, é falta de fé.

Jó se despoja. Ele sabe que está diante de Deus. Que não adianta disfarçar seus sentimentos. Ele está revoltado com o que está acontecendo e não será hipócrita. Não fingirá que tudo está bem, em nome do formalismo religioso. Ele abre o jogo: Estou revoltado. E não teme. Contra a tendência humana, de nossa religiosidade, de esconder sentimentos negativos contra Deus, ele se abre sem medo. É preciso muita fé para admitir a revolta e a tristeza contra o Senhor. Somente um coração que O conhece profundamente consegue admitir essas coisas.

Em geral, com o grau de conhecimento do Senhor menor, assumimos o discurso de Eliú: Eu não teria o atrevimento de discutir com Deus, pois isso seria pedir que ele me destruísse (Jó. 37. 20). Não olhe o exemplo de Eliú. Olhe para Jó. Olhe para Abraão, que discutiu com Deus para ver se conseguia salvar Sodoma e Gomorra da destruição. Olhe para Jacó, que lutou literalmente com Deus no vale do Jaboque. Seja honesto e rasgue, com fé, seu coração e abra seus sentimentos diante de Deus. Mesmo os negativos.

Às vezes algumas coisas nos deixam sem entender nada. Jó fala isso, como temos discutido, em um momento em que ele não pode entender as coisas que estão acontecendo na sua vida. Tanta dor, tanto sofrimento. E ele não pode atribuir isso a nenhuma força diferente. Sua fé em Deus sabe que coisas assim só acontecem por permissão de Deus. E ele se revolta.

Às vezes temos um filho, promessa do Senhor, jovem e na flor da idade, que morre. Ano passado uma tragédia abalou uma família conhecida. Um jovem, vinte anos, estava para ser pai dali a dois meses. Mas a morte o colheu em um acidente de moto. Na flor da idade e cheio de planos para o futuro. Mas o pior ainda viria. Uma semana depois, sua mulher, grávida de sete meses, se matou jogando-se da janela do apartamento. Eu ainda estou revoltado e me queixo de Deus.

Às vezes Deus lhe faz uma promessa. E a cumpri, deixando você exultante. Mas, de repente, de uma hora para outra, aquilo que Ele deu a você é retirado. E você não entende. Revolta contra o Senhor, que você pode esconder em alguma gaveta do coração, ou pode expor e admitir diante dEle. Depende de sua fé.

É preciso uma vivência de fé. É preciso termos convicção de quem Deus é para expormos nossos sentimentos diante dele, mesmo os negativos. É preciso conhecer a Deus para poder dizer com Jó: Eu ainda estou revoltado e me queixo de Deus. Essa honestidade nos fará descer fundo o suficiente para que Deus possa reverter nossa história. Essa honestidade nos colocará em posição adequada para que o Senhor faça novas coisas em nossa vida. É preciso fé.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu estava procurando algum texto que me confortasse nesse momento. Este texto descreve exatamente o que estou sentindo: Estou revoltada e me queixo de Deus, sim!
E é preciso coragem pra dizer isso com todas as letras. Parabéns pelo belo texto.