26.4.05

Descansar

Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranqüilas.

Salmo 23. 2

O pai da gente faz muita coisa por nós. E representa muito em nossas vidas. A gente se sente amado e protegido, quando criança, só por estar perto dele. A gente aprende com a pessoa mais inteligente do mundo, para nós. Aquele que sabe tudo é capaz de nos ensinar tudo. A gente tem orgulho daquele que esteve em todos os momentos conosco e que é, para nós, a pessoa de mais sucesso que conhecemos. O pai da gente dos ama, nos instrui, nos protege e nos inspira.

Às vezes, como no meu caso particular, essa figura não se representa pelo pai, mas sim pela mãe. Um pai ausente fez com que todos esses atributos fossem multiplicados e altamente concentrados na minha mãe. Além daquilo que, naturalmente, eu tributaria à melhor mãe do mundo, emocionalmente todas as coisas se concentravam nela.

Apesar de todas essas coisas serem importantes, nada era mais confortável para mim do que dormir no colo de minha mãe. Não existia nada mais gostoso do que descansar deitado com minha cabeça sobre as pernas de minha mãe, deixando-a fazer carinho em mim até adormecer. Nada era melhor do que adormecer no colo de minha mãe. Aliás, era não. É. Porque ainda hoje, vez por outra, bate aquela saudade de outros tempos, e lá vou eu deitar no colo de minha mãe e me entregar ao seu carinho protetor, mágico, regenerador. Não existe nada mais confortável que descansar nos braços de minha mãe.

De modo semelhante, em nossa relação com o Pai celeste vivenciamos tudo isso, em uma escala muito maior. Sabemo-nos protegidos e amados por Aquele que deu Jesus para morrer por nós e nos deu o Espírito Santo, conosco até o fim dos tempos. Ninguém pode nos ensinar de maneira mais efetiva e produtiva do que o Senhor. Ele quer que nós O conheçamos em profundidade, com a inteireza de nossa vida. Ele quer nos instruir. O Pai celeste, em suma, muito mais que qualquer referência humana de amor, nos ama, nos instrui, nos protege e nos inspira.

Mas tem horas que a única coisa que queremos dEle é um colo para descansar. São tantas lutas, tantas dores, tantas dificuldades no dia a dia. São tantas atividades, é o peso do passar do tempo. Tudo isso vai nos cansando. E quando chegamos ao fim de um dia – que pode ser qualquer período de tempo – de lutas, tudo o que queremos e tudo precisamos é descansar no colo do Pai celeste.

Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranqüilas. É maravilhoso saber que temos essa possibilidade de descanso. Que podemos chegar junto ao Pai e apenas nos deitarmos e descansarmos com Ele nos pastos verdejantes. Se há lutas, se há dificuldades, se há tristezas, se há muitas atividades, não há porque desesperar. Temos um escape. Temos um Pai que nos ama. Que nos quer ver deitado em Seu colo, recebendo Seu carinho. Se a vida é difícil e se estamos cansados de tanta coisa, podemos relaxar e nos entregar aos braços do Pai. E dormir no Seu colo, descansando e regenerando nossas forças.

Nenhum comentário: