24.4.05

Expandindo fronteiras

Pois você vai estender as suas fronteiras para todos os lados.

Isaías 54. 3

O nosso mundo é do tamanho que quisermos. É do tamanho que a nossa visão alcançar. Podemos ter um mundo restrito, na circunferência que nossas cabeças ou nossos olhos podem abarcar. Veríamos, assim, pouco mais do que aquilo que está diante de nossos narizes. E, às vezes, nem isso veríamos. Vez por outra, afinal, uma névoa desce sobre nós. E sem um visor de alta definição, terminamos por não ver nada.

Mas nossa visão pode ser tanto maior quando estejamos dispostos a experimentar. Pode ser suficientemente larga. Pode ser insuficientemente presente. Nosso mundo vai até onde nossos olhos alcançam.

Você sabe que a distância de nosso horizonte aumenta à medida que estamos contemplando-o de mais longe ou de mais alto. Quando elevamos nosso ponto de vista, vemos mais longe, é o que isso quer dizer. E quando passamos a ver mais longe, não nos conformamos, de maneira alguma, com a antiga vida, a antiga visão, o antigo mundo. Queremos ir mais alto, queremos ir mais longe, queremos ver além de todas as fronteiras.

Deus nos convida a expandirmos as fronteiras de nossa vida espiritual. Expandirmos para todos os lados. Em um aspecto, Brasil e Estados Unidos têm um ponto comum na história. Sua conquista inicial se restringiu à região litorânea atlântica e, em momentos da história do seu desenvolvimento, impulsionados pelos sonhos de riquezas, brasileiros e americanos entraram continente a dentro (no caminho exterminando indígenas) para tomar posse de terras que não lhes pertenciam, expandindo suas fronteiras. Os filmes de faroeste contam esta história americana. As entradas e bandeiras são a nossa história de expansão de fronteiras.

A oração é o nosso instrumento de expansão das fronteiras da vida espiritual. Ela nos empurra mais e mais fundo nesta vida. Ela nos leva mais e mais alto para que vejamos ainda mais longe. A oração, a intimidade com o Senhor, nos conduz a um mundo maior. Mundo no qual enfrentamos toda oposição para tornar real o domínio do Reino. Nosso mundo é maior. As fronteiras se expandem.

A oração nesse sentido nos possibilita fluir pelo combustível que nos permite essa ação de ir mais longe e de ver mais distante. É pela oração que podemos mergulhar nos rios do Espírito e aprender a fluir no Seu Poder e pela Sua graça.

A oração expande as nossas fronteiras porque, primeiramente, nos dá o desejo de ir mais longe porque agora vemos mais longe. Temos visão além do alcance. Na minha infância havia o desenho dos Thundercats. Lion era o líder do grupo. Ele possuía uma espada que lhe dava visão além do alcance. Nós temos espada semelhante. Nós temos a oração, a intimidade com o Senhor, para termos visão além do alcance. E esta capacidade de ver além nos conduzirá ao desejo inevitável de expandirmos as fronteiras de nossa vida espiritual.

Deus nos convida a expandirmos nossas fronteiras. Aumentarmos o nosso mundo. Vermos mais longe. Irmos mais fundo. Fluirmos mais na intimidade com Ele, no poder do Espírito. Ampliando nossas tendas através da oração.

Nenhum comentário: