9.4.05

Jesus e Pedro

Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros?

João 21. 15 (15 – 18)

Continuo com minha proposta de leitura interativa, um convite para entrada na história bíblica de uma maneira profundamente comprometida com a graça de Deus que ali se revela.

Hoje, você é Pedro. Um pescador ignorante das bandas da Galiléia. Para a sociedade da época, a terceira pessoa depois de ninguém. E era assim mesmo que você se sentia: não tinha prestígio ou recurso algum, vivendo da pesca. Seu jeito de falar era discriminado pelo sotaque, por falar “errado”.

Além disso, as pessoas diziam que da sua terra, de onde vinha, nada podia prestar. Logo, você também não presta para nada, a não ser para ser motivo de piada. Por isso, você mergulha na sua impetuosidade e grosseria para se defender do mundo que ataca você sem piedade. Você mergulha no trabalho ao lado de seu irmão, André. Você mergulha no mar da Galiléia.

Até que o Profeta, que você reconhece como o Maior de Todos, o próprio Cristo, o Filho do Deus Vivo, vem a você e lhe chama para um relacionamento íntimo com Ele. Ele, o Homem mais importante da terra, valoriza você pelo que você e do jeito que você é!

Pouco a pouco, o relacionamento com Jesus vai transformando você. Vai fazendo você ficar calmo. Vai fazendo você sair da posição defensiva contra o mundo.

Até que Judas trai o Mestre e Ele é levado para julgamento. E você O trai também, negando três vezes que O conhecesse. Seu mundo cai amargamente. Você é tomado por profunda tristeza e remorso. Você negou Aquele que nunca lhe negou nada. Negou Aquele que pegou sua vida sem sentido e deu sentido a ela. Você negou Aquele que deu a vida por você, que morreu em seu lugar. Você negou Aquele que fez de você alguém de verdade.

Agora, finalmente, e depois de ser muito tarde, você está entendendo Quem Ele é. Ele é mais que o Homem mais importante da terra. Ele é mais que o Maior Profeta de todos. Ele é o Cristo, mas não é como outros ungidos, reis, profetas e sacerdotes. No fundo, agora você sabe que Ele é o próprio Deus que esteve ao seu lado, com Quem você andou e que lhe amou de uma maneira que você não julgava ser possível. Ele é o Deus que amou você tanto que morreu por você. E ressuscitou.

Agora, o que é mais fantástico, Ele vem, ressuscitado, até você e quer restaurar mais uma vez seu coração. Você O traiu três vezes, mas nada acabou ainda. Ele foi morto, mas acabou ainda. Ele foi posto naquela sepultura, mas não tinha acabado. Quando as mulheres viram o túmulo vazio e contaram de uma visão de anjos, você correu com João e constatou que era verdade: Ele não estava lá.

Agora, Ele está diante de você. E você sabe o que Ele está fazendo. Pergunta três vezes se você O ama, como se fosse para tornar sem efeito sua negação anterior e suas lágrimas amargas. Ele vem até você para restaurar você. E como a obra não é incompleta, ainda define o seu papel no Reino de Deus. Confirma seu ministério, sua liderança: Tome conta das minhas ovelhas! Você pode ser falho e pecador, mas Ele define o que quer de você: Tome conta das minhas ovelhas! Você vai falhar com Ele de novo, não tenha dúvidas, mas Ele está lhe dizendo que quer usar você no Seu Reino. E isso não é escolha sua, nem se baseia em suas qualidades pessoais, sua santidade especial, que nem existe. É totalmente escolha daquele que chamou você, perdoou você e, agora, restaurou você: Tome conta das minhas ovelhas!

Nenhum comentário: