19.4.05

Laços de amor

Com laços de amor e de carinho eu os trouxe para perto de mim

Oséias 11. 4

Com que podemos comparar o amor de Deus? Passei muitos minutos refletindo sobre esse texto e buscando uma metáfora para torná-lo mais acessível. Pensei em muitos filmes de amor, pensei em muitas histórias românticas. Lembrei de muitos casos em que pais se devotaram a filhos, ou filhos se devotaram a pais. Nenhuma dessas histórias parecia satisfazer o que eu procurava como comparação. Até que me toquei do óbvio, do que o insucesso de minha busca significava. O amor de Deus é incomparável.

Oséias 11 é um dos textos mais impactantes do texto sagrado. É a história do amor de Deus. O amor que escolhe alguém sem nenhuma razão. É a história do que o amor de Deus pode fazer pelo ser a quem ama.

O profeta descreve o pecado e a falta do povo. Enquanto Deus amava o povo desesperadamente, o povo se afastava dEle: quanto mais eu o chamava, mais ele se afastava de mim (11. 2). Oferecia sacrifícios a falsos deuses. Deus cuidava do povo como um pai ensina seu filho a andar, mas esse filho não conseguia perceber o que Deus fazia. Deus cuidou do Seu povo o tempo todo, mesmo sem receber qualquer gratidão em troca. Qualquer gesto de amor.

É o próprio Senhor quem denuncia o grande pecado do povo: O povo de Israel me cerca com mentiras e falsidades, e o povo de Judá se revolta contra mim, o Santo Deus, que sou sempre fiel (11. 12). É o próprio Pai quem diz o quanto o seu filho amado é merecedor do castigo pelo que tem feito a esse amor imensurável. Um povo que o tempo todo tem rejeitado o amor, o chamado carinhoso do Senhor a estar junto a Ele. O povo que não consegue tributar glória e honra Àquele que lhe tem guardado e protegido desde muito tempo, desde sua mais tenra idade. Esse é um povo que merece castigo. É um povo que rejeita o amor e não deveria, portanto, ser alvo desse amor.

Mas esse amor de Deus é coisa de doido. É algo que extrapola, e muito, a nossa capacidade de compreensão. A nossa mente jamais vai poder entender as loucuras de amor de Deus. O nosso coração nunca vai conseguir conter integralmente esse amor. O amor de Deus é coisa de doido. Qualquer um de nós desistiria diante de qualquer reiterada rejeição. Qualquer ser humano desistiria. Mas, é Deus quem se explica: eu sou Deus e não um ser humano (11. 9). O Seu amor é além de qualquer imaginação.

Israel, como poderia abandoná-lo? Como poderia desampará-lo? Será que eu o destruiria, como destruí Admá? Ou faria com você o que fiz com Zeboim? Não! Não posso fazer isso, pois o meu coração está comovido, e tenho muita compaixão de você (11. 8)

Uma das verdades mais fantásticas da Palavra de Deus é que Deus não desiste de nós. O Seu amor não desiste de nós. As Suas mãos não desistem de segurar as nossas. Deus não desiste de nós. Ainda que tenhamos nos afastado terrivelmente dEle. Ainda que tenhamos rejeitado insistentemente o Seu amor. Ainda que tenhamos lutado contra a ação dEle em nossa vida. Ainda que tudo tenha parecido acabado. Ainda assim, Deus não desistiu, Ele não desiste e Ele não desistirá de nós até o último instante.

Até o último instante, o Amor de Deus está aí para nos socorrer. Até o último instante, você se deparará com as Suas mãos estendidas para abençoar, para tirar você do lugar de aperto em que se encontra, e levar até a Rocha Eterna, o Lugar Firme, a Sua presença. Até o último instante, Deus amará você de uma maneira que é impossível ao homem traduzir, explicar, alcançar ou entender. Até o último instante, o Deus vivo está atraindo você com laços de amor e de carinho. Até o último instante Ele vai querer você ao Seu lado, por Seu amor.

Nenhum comentário: