4.4.05

O rio

Debaixo da entrada, saía água que corria na direção do leste, pois o Templo dava para frente para esse lado.

Ezequiel 47. 1

Quantas vezes a gente já se espantou vendo, em tevê ou pessoalmente, a nascente de rios? De vez em quando, especialmente agora que se discute com mais freqüência o projeto para transposição do São Francisco, a televisão mostra como ele nasce lá na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Não sei quantos já não duvidaram de que aquele filetezinho de água se transforma, serra abaixo, no principal rio do Nordeste Brasileiro. É impressionante imaginar que um rio extenso e caudaloso surge como uma pequena e frágil nascente, que suas águas correntes se assemelham mais ao jorrar de uma torneira do que à fonte de vida e de energia para tantos milhões de brasileiros.

A visão que Ezequiel tem também vai nesse sentido. O rio nasce como uma fonte pequena que sai de detrás do templo e corre para o leste. O anjo leva o profeta até a margem do rio mais a frente. E o profeta vai constando o crescimento deste rio em força, extensão e volume. Onde se passava com águas nos joelhos, agora só se passa a nado. O rio vai crescendo.

Olhar para a nascente de um rio é perceber um pequeno e desprezível filete de água, que corre montanha abaixo e, crescendo e ganhando força, vira um gigantesco e caudaloso rio, como é o São Francisco, ou como é o Amazonas.

Pense, então, no que representa a imagem do rio e da água do ponto vista da revelação de Deus nas Escrituras. A partir disso, podemos pensar que, do mesmo modo que ocorre com um rio, um grupo pequeno e desprezível, mesmo uma só pessoa, pode dar início a um movimento revolucionário, orando e dando espaço para que flua no seu meio o rio do Senhor.

O rio do Senhor é o rio da presença do Senhor, o rio da Sua Água Viva, o rio de Seu Amor. A intercessão de um, a oração de poucos, a fome e sede de Deus que alguns possam manifestar e possuir, o seu mergulhar na presença de Deus, nos Seus rios, nas Suas águas de amor, têm potencial para se multiplicar, passando de um filete desprezível junto à nascente a um rio gigantesco, caudaloso.

O rio do Senhor, que pode nascer a partir de um minúsculo riacho, leva vida onde chega, faz brotar vida e renovo em toda parte, leva refrigério ao deserto. Transforma tudo por onde passa, fazendo a terra seca se tornar manancial de águas da vida.

Este rio é a presença amorosa do Senhor que jamais terá limites em Sua ação em nossas vidas. Por isso, lembre que a maior das revoluções, aquela que é promovida pelo próprio Deus, por Suas águas de vida e por sua presença de amor, pode começar a partir de um coração comprometido em buscá-lo, em dar lugar à Sua ação. Pode começar por um pequeno grupo. Pode começar por um, por alguns ou por muitos; pode começar por mim e por você. Não despreze os dias dos humildes começos, pois você não sabe que grande rio transformador por surgir daí (Zacarias 4. 10).

Nenhum comentário: