29.4.05

Sofrimento

E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o Seu amor em nosso coração, por meio do Espírito Santo, que Ele nos deu.
Romanos 5. 3 – 5

Eu acredito que nenhuma dor pode nos ser poupada sem prejuízo para nós mesmos. Creio isso porque quando olho para mim, vejo que não sou apenas o resultado das boas coisas, bênçãos e alegrias que me alcançaram. Boa parte do que de bom sou hoje na presença do Senhor é resultado da dor e do sofrimento. Deus permite a dor e o sofrimento como instrumentos para nos fazerem crescer.

Gosto daquela história que contam acerca do fato de que, se você ajudar a crisálida a romper seu casulo, ela nunca poderá mostrar suas belas asas de mariposa real. Para ter forças em suas asas, suficiente para abri-las e voar, o pequeno inseto precisa romper, com as próprias forças, o obstáculo que lhe impõe a natureza. Sem essa luta, sem esse sofrimento, a mariposa jamais será o que poderia ter sido.

Crescer dói. Amadurecer dói. Lembro que quando estava saindo da pré-adolescência, o corpo passando por aquela explosão de crescimento rápido, tudo em mim doía, principalmente meus pés. Estava crescendo. Viver é estar mergulhado em situações potenciais de sofrimento. Amar dói. O nosso amadurecimento, por meio dessas coisas, se dá ao sermos moldados por elas. Acho que é por isso que nos fala a Palavra de Deus: Suportem o sofrimento com paciência como se fosse um castigo dado por um pai, pois o sofrimento de vocês mostra que Deus os está tratando como seus filhos (Hebreus 12. 7).

Na hora da dor podemos caminhar na certeza que, no final, todas as coisas acabam por cooperar para o bem daqueles que amam a Deus. Isso nunca vai significar que as más coisas se tornarão boas, mas sim que Deus é plenamente capaz de reverter em bênçãos todo o mal que porventura nos afligir. E mais que isso: desconhecemos a grandeza integral da obra que Ele está fazendo em nossa vida. Não podemos saber ao certo como terminará, apenas temos certeza que Ele nos conduz ao melhor futuro que sequer podemos imaginar. Ele levará ao melhor termo a obra que começou em nós.

Além disso, estejamos certos que o Deus que nos permite enfrentar o sofrimento e, ainda mais, o usa no cumprimento dos Seus planos, vai conosco, ao nosso lado, nos sustentando, segurando a nossa mão enquanto passamos pela dor. Ele vem até nós, e nos ama intensamente, infundindo graça inimaginável e irrestível para todas as horas difíceis. Fortalecendo-nos na dor e no sofrimento com Seu amor.

Nenhum comentário: