11.4.05

Vigilância

Vigiem e orem...
Mateus 26. 41

Sou fã de Clint Eastwood como diretor. Fiquei profundamente impressionado com Sobre meninos e lobos. O filme mostrou alguém que deseja mostrar o ser humano como ele realmente é, ou seja, contraditório, cindido pelo pecado, alguém que, mesmo desejando fazer o que é certo, acaba agindo mal e de forma destrutiva. O filme aponta uma situação sem redenção, como sem redenção é a vida sem Deus.
Os filmes de Eastwood não apresentam redenção possível. Ainda assim, para mim são bons retratos do ser humano. E quando começaram a badalar Menina de ouro, não pude deixar de querer assistir. Assisti duas vezes. Uma antes e uma depois do filme se tornar o grande vencedor do Oscar. E não vou contar o filme aqui, mas tem uma frase que Frank, o personagem de Eastwood, repete à exaustão aos seus pupilos, e que se torna central no filme: proteja-se sempre. Quem assistiu sabe como esse alerta ganha dimensões dramáticas na história de Maggie.
A Bíblia nos alerta também, sempre, a que nos protejamos ininterruptamente. Estamos no meio de uma luta, mais violenta que um combate de boxe, e, por isso, precisamos nos proteger sempre. E sem parar. Em um determinado momento do filme, Maggie insiste com Frank que quer lutar, mas ele diz que ela não estará pronta até aprender a se proteger. Então, a lutadora passa a treinar amarrando a luva esquerda contra o próprio rosto, para aprender a manter a guarda levantada, protegendo o queixo em todo tempo. Aquela atitude precisa se tornar natural para Maggie. Ela tem de fazer sem precisa pensar. A auto-proteção, a guarda levantada, precisa ser algo praticamente instintivo na sua vida.
De modo semelhante, encaro os alertas da Bíblia acerca da vigilância e da proteção. Encontramo-nos em luta, mesmo que não tenhamos essa consciência a maior parte do tempo. Não podemos, de modo algum, baixarmos a guarda, em instante algum, sob pena de um resultado fatal. Se não formos capazes de tornarmos a auto-proteção espiritual algo praticamente instintivo em nossa vida, corremos o risco de sermos derrotados nessa batalha contra inimigos invisíveis.
Nossa luta não é contra adversários que se movimentam à nossa frente em ringues de boxe. Nossa luta é contra seres celestiais, poderosos, que têm único objetivo na vida, e, com esse objetivo, se voltam contra nós: O ladrão só vem para roubar, matar e destruir (João 10. 10). Pode ser, portanto, que pareça que nada está acontecendo, mas em momento algum os nossos adversários desistem de seus objetivos. Em momento algum eles param de lutar contra mim e contra você. Por isso, mesmo que pareça que o sino bateu marcando o fim de um assalto e, por isso, você não será atacado, não esqueça de se proteger sempre. Contra esses inimigos, não há intervalo. É preciso sempre de resistir ao diabo, sujeitando-se a Deus, então ele fugirá.
Nos momentos finais de sua vida na terra, angustiado, Jesus vai orar no Getsemani, levando alguns discípulos com Ele. E eles adormecem. No momento de luta mais renhida, eles estão dormindo. Por isso, Ele lhes diz, palavras que se dirigem a nós hoje: Será que vocês não podem vigiar comigo nem uma hora? Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir (Mt. 26. 40 – 41).
Esse é o grande problema. Estamos no meio da luta, mas não conseguimos nos manter acordados e vigilantes. Assim, não demorará muito para o nocaute. Mas o Senhor não pode permitir que isso aconteça, de modo que clama para que nos mantenhamos vigilantes e acordados, orando o tempo todo para não cairmos em tentação. Ele clama, como Frank no filme, que nos protejamos sempre, que mantenhamos a guarda levantada em todos os momentos. Ele clama para não darmos as costas à luta. O nosso inimigo não desiste e a nossa única chance de vitória é sermos vigilantes e precavidos todo o tempo, sujeitando-nos a Deus, resistindo aos ataques do diabo, mantendo a guarda levantada. Protegendo-nos sempre. Não esquecendo disso.
Estamos em luta. Luta que não tem intervalos. Luta mortal, que se perdermos perdemos mais que um cinturão de campeão. Estamos em luta. É hora de acordar, vigiar, orar e se proteger sempre.

Nenhum comentário: