12.5.05

Coisas impossíveis

Prepararei um caminho no deserto e porei rios no ermo.
Isaías 43. 19

Deus faz coisas improváveis. Deus faz coisas impossíveis. Dia a dia a gente se depara com as ações surpreendentes de Deus. Nas horas mais inesperadas, porém mais necessárias.
Dois anos atrás recebemos aqui em Natal um grupo de jovens goianos para duas semanas de evangelismo. Foram duas semanas de muitas ações surpreendentes de Deus. Porém, o momento mais inesquecível para mim se deu em um domingo, em uma congregação em um bairro da periferia da cidade. Tínhamos preparado todo o impacto, conseguindo até um potente som. Já tínhamos convidado as pessoas do bairro para o evento.
A ação começaria às 19 horas e 30 minutos. Por volta das 18 horas começou a chover muito. Reunimo-nos na congregação e fomos pedir a Deus o fim da chuva. O pastor André, líder do grupo goiano, havia dito que se não parasse de chover até às 19 horas, cancelaríamos a ação. Eu e ele fomos orar na rua. Eu já estava preparado para o cancelamento, pois faltavam poucos minutos para as 19 horas. A chuva ainda estava caindo, o céu estava completamente fechado com as nuvens pesadas.
De repente, como se fosse um gol aos quarenta e quatro minutos do segundo tempo, a lua começou a aparecer sobre as nossas cabeças. Era pontualmente 19 horas. Se alguém lembrasse que ainda havia chance de chover, ninguém nos poderia convencer que ainda choveria enquanto estivéssemos ali para falarmos de Jesus. Deus havia respondido nosso clamor. Na hora exata. Não choveria mais.
Prepararei um caminho no deserto e porei rios no ermo. O nosso Deus é um Deus que faz as coisas mais improváveis, as mais impossíveis, em favor do cumprimento de Seu projeto com o Seu povo. Afinal, imagine o que sejam caminhos no deserto. Essa é a coisa mais improvável de você encontrar em um terreno inóspito e, mais que isso, tomado por dunas móveis. Quem mora em Natal ou já conhece Jenipabu sabe o efeito das dunas móveis, como são no deserto. De que adianta construir um caminho ali, se provavelmente amanhã tudo será tomado pela areia? No entanto, Deus fala que tem esses caminhos para nós. Caminhos nos quais Ele nos conduz nas formas mais improváveis e mais impossíveis. Ele faz coisas inesperadas, como fazer cessar uma chuva forte que nos impediria completamente a ação evangelística.
Além disso, Deus sempre age para refrigerar a alma de Seu povo. Prometendo que abrirá caminhos no deserto para que Seu povo passe, de volta à terra da promessa, promete também que esse povo terá um suprimento para matar a sede. Ele fará uma outra coisa ainda mais surpreendente, ainda mais impossível: porá rios no ermo. Além de mostrar o caminho até o mar (rios sempre correm para o mar), esses rios são fonte de vida.
Essas coisas nos ensinam que podemos ter sempre confiança em Deus. Confiança por saber que Deus tem sempre a solução, mesmo quando parece, quando tudo indica, que não há mais solução. Quando a solução é impossível. Quando o jogo chega aos 44 do segundo tempo. Ainda aí, podemos ter confiança que Deus é poderoso para solucionar o pior dos problemas. E agir tornando real o que de mais impossível possa parecer existir.
A ação de Deus é uma ação de refrigério. Deus refrigera a alma do Seu povo por meio de Sua ação libertadora. O povo pode sair da dor do passado e receber o consolo e a alegria do Senhor no presente. Este Senhor que mostra o caminho no deserto, caminho para o futuro. Este povo, que vivia na escuridão, na região da sombra da morte, e pode encontrar a vida, porque uma luz brilhou sobre ele. Porque já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de “Conselheiro Maravilhoso”, “Deus Poderoso”, “Pai Eterno”, “Príncipe da Paz”. Porque Jesus nos nasceu e Deus pode nos preparar um caminho no deserto, rios no ermo.

Nenhum comentário: