9.5.05

Requisitos

Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo.
Romanos 3. 22

Parece que, independente de para onde nos viramos, sempre encontramos nas instituições sociais com as quais nos deparamos na vida a exigência de requisitos para aceitação. Quando eu passei na seleção do mestrado no ano passado uma das coisas que mais via como necessária era me qualificar para receber uma bolsa para estudo. Eu tinha decidido, independente de qualquer coisa, que iria apenas estudar, sem trabalhar, mesmo que no fim do mês minha renda fosse zero. Não via como fazer o mestrado e trabalhar ao mesmo tempo. Mas os requisitos para conseguir a bolsa eram muito severos. Não bastava apenas querer. Primeiro, era preciso haver bolsas disponíveis. Graças a Deus, havia. Mas eu precisava passar na seleção e passar bem colocado. O meu programa dispõe de poucas bolsas e o principal critério de seleção é a colocação na seleção. Fiquei em quinto lugar. Entre os demais candidatos que terminaram à minha frente, dois dispensaram as bolsas porque tinham emprego fixo e, por isso, não atendiam os requisitos. Ainda assim, só haviam duas bolsas. Isso significava que eu ia ficar sem. Só que, a um dia do prazo final para cadastro de bolsas, o departamento descobriu que havia uma bolsa da CAPES que não estava sendo usada e ia ser passada para outro programa de mestrado. Ligaram-me e em um dia providenciei tudo para ficar com aquela bolsa de estudos. Bênção de Deus que tem me dado a tranqüilidade para fazer o mestrado.
Eu consegui a bolsa, mas não bastou querer a bolsa. Eu tive que atender aos critérios, o principal deles relacionado com a minha posição na classificação. Além disso, não podia ter emprego fixo, com carteira assinada, já que a bolsa exige dedicação exclusiva. Como a maior parte das instituições em nossa sociedade, a concessão de bolsas de estudos requer o atendimento de requisitos fundamentais.
As coisas com Deus são mais simples. Não existem muitos requisitos para alguém ser aceito na presença de Deus, apesar do que parecem acreditar alguns movimentos religiosos por aí. Você não precisa de penitências, de uma cota de sofrimento, de sua freqüência nos cultos, de um número indefinido de reencarnações. Você não precisa pagar nada, você não precisa fazer coisa alguma. Não existem critérios difíceis e excludentes, como no caso de tentar conseguir bolsas de estudos.
Para estar na presença de Deus e ser aceito por Ele só há um requisito. Para poder ser aquele homem bem-aventurado que mora na casa do Senhor todos os dias da vida, quer dizer, que vive em Sua presença desde agora até a eternidade; para poder ser esse ser humano que, aceito por Deus, descobre o melhor e mais seguro lugar do mundo, o centro da Sua vontade, só é preciso uma coisa. Não é preciso grandes somas em dinheiro, grandes doses de sacrifício, ou grande ativismo religioso. O único requisito para darmos início ao nosso relacionamento íntimo com Deus é muito claro na Bíblia: Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo.
Deus não aceita as pessoas com base em sua conta bancária, em sua formação cultural, em sua inteligência, em seu sexo, em sua religiosidade. Deus não aceita as pessoas com base nas coisas que elas fazem, deixam de fazer, ou poderiam fazer. Não. O único critério, o único requisito, para a aceitação de Deus é a fé em Jesus. As instituições, mesmo as religiosas, podem estabelecer outros requisitos para aceitação das pessoas, mas o único requisito que pode fazer o ser humano se achegar à presença de Deus e dar início à sua caminhada pela eternidade no centro de e no aprendizado da Sua vontade é sua fé na pessoa, na vida, na morte e na ressurreição de Jesus. Esse requisito quebra toda barreira, destrói todo obstáculo e constrói nova dimensão de vida e compromisso com Deus.
Jesus nos convida sempre. O convite de Jesus é para que sejamos os bem-aventurados que caminham com Ele, aprendendo dEle, crescendo com Ele, no centro da Sua vontade, fundamentados no maior e mais importante de todos os critérios: Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo.

Nenhum comentário: