25.6.05

Eterno

Assim também Cristo foi oferecido uma só vez em sacrifício, para tirar os pecados de muitas pessoas.
Hebreus 9. 28.

No fim da minha infância foi publicado um seriado em quadrinhos cujo título era “Crise nas infinitas terras”. Contava uma história envolvendo diversos heróis da norte-americana DC Comics, liderados por Super-Homem, que enfrentavam uma ameaça terrível contra o nosso universo e diversos universos paralelos. Lembro de uma cena em que o Super-Homem sobrevoa uma das terras completamente devastada. O planeta se reduzira a rios de lava, tendo perdido qualquer vida, qualquer atmosfera. Tinha acabado tudo.

Estava pensando nesta imagem outro dia. Ela representava o fim de tudo. E eu comecei a pensar sobre o que, realmente, é permanente e absoluto no mundo em que vivemos. De outra maneira: comecei a pensar sobre o que restaria se tudo o mais fosse destruído? O que restaria se todas as culturas sucumbissem? Todas as línguas? Toda a ciência? Enfim, se tudo fosse devastado e a humanidade tivesse que recomeçar, inventando novas línguas, nova cultura, criando tudo de novo, o que seria eterno?

Sei que minhas perguntas são filosóficas demais para serem perfeitamente compreendidas. Mas podem ser apresentadas de outra forma: o que é eterno? O que ficará se tudo o mais for destruído? O que é, de verdade, um fundamento inabalável na história humana?

Acredito que só há uma coisa verdadeiramente permanente e eterna na história humana. Uma única coisa que pode sobreviver às civilizações, às culturas, às ciências, aos tempos e às eras. Assim também Cristo foi oferecido uma só vez em sacrifício, para tirar os pecados de muitas pessoas. A única coisa eterna na história humana é Jesus e o Seu sacrifício para redimir a humanidade.

Se a humanidade precisasse se reinventar, o sacrifício de Cristo permaneceria inalterado. Se tudo fosse criado de novo, a verdade de que o homem é pecador, precisa de perdão para ter uma relação com o Deus Eterno, e que o caminho que possibilita essa relação foi consumado na vida, morte e ressurreição de Jesus, esta verdade permaneceria.

Sem sombra de dúvida, tudo pode passar, mas o amor de Deus revelado em Cristo Jesus permanece para sempre. A misericórdia de Deus é eterna. É de geração em geração. Tudo pode acabar, mas Deus, Sua palavra e Seu amor não se acabarão.

Existem perguntas éticas fundamentais. Questões que nos ajudariam a corrigir o rumo de nossas vidas, a colocar as coisas prioritárias em primeiro lugar, a conduzir os nossos passos para os caminhos que o Senhor tem estabelecido. Uma dessas questões é pensar sobre o que realmente é eterno em nossas vidas. O que realmente permanece ante todas as outras coisas. Se respondermos coerentemente vamos entender que tudo o mais é importante em nossas vidas, tudo o que vivemos é necessário, mas nada é tão absoluto quanto o nosso compromisso com o Senhor e a experiência de vivermos a dimensão de Seu Amor, Seu sacrifício, Sua misericórdia e Seu perdão.

O mundo pode ser devastado,como na série dos quadrinhos. O nosso mundo partícular pode ser devastado. Mas nada será destruidor demais para nós, se lembrarmos que ainda podemos nos firmar na única coisa eterna da história humana: Assim também Cristo foi oferecido uma só vez em sacrifício, para tirar os pecados de muitas pessoas.

Nenhum comentário: