18.6.05

Martas e Marias

Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.
Lucas 10. 41 – 42

Uma só tem sido a temática que tenho pensado nos últimos dias: o chamado à intimidade e comunhão com Deus. Tenho sido repetitivo, constante no falar sobre isso, porque acredito que não existe nada mais profundo e necessário para cada um de nós. Muitas vezes tenho me incomodado com a nossa facilidade em colocarmos outras coisas como mais essenciais ou fundamentais em nossa vida. Uma só coisa importa de verdade e fará muita diferença para a maneira como vivemos e encaramos a vida, caso a assumamos de fato. O mais precioso é sentar-se aos pés de Jesus, ouvir e aprender dEle, curtir a Sua comunhão e intimidade. Essa é a parte que permanece e que nunca nos será tirada.
Jesus chega à casa de Marta e Maria, onde se hospeda. E começou a ensinar. Maria, sedenta por ouvir a Palavra de Deus em Jesus, não perde tempo e se senta aos pés do Mestre. E fica ali, curtindo o momento na presença do Senhor. Marta, pensando nas necessidades que o Mestre e os Seus seguidores possivelmente teriam, não sai da cozinha por coisa alguma. Pouco a pouco, a atitude de sua irmã vai lhe consumindo por dentro, vai lhe incomodando. Não é justo só ela trabalhar, enquanto a irmã fica ali, aproveitando a comunhão com Jesus. Não podendo mais se controlar, Marta estoura: O Senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar (Lc. 10. 40).
Parecia bastante lógico. Havia muito trabalho na casa, trabalho, diga-se de passagem, para o serviço de Jesus. Ele era hospede daquele lar, era preciso arrumar tudo, fazer comida. Tudo para Ele. Todas as coisas, toda a ação, era para Ele. Mas tudo estava concentrado em Marta, já que Maria estava sentando, ouvindo o ensino de Jesus. Parecia lógico que Marta suplicasse ao Mestre que mandasse Maria lhe ajudar.
Pareceria lógico, se o embate aqui não fosse entre a comunhão com Jesus, de um lado, e o ativismo, de outro. O que seria mais importante: trabalhar para Jesus ou usufruir a Sua comunhão e intimidade? Maria escolheu a melhor parte, porque do que adianta servir a Jesus se não gozarmos a Sua intimidade?
Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela. A melhor coisa de todas é desfrutar da companhia do Senhor, de Sua intimidade, de Seu ensino em comunhão. Essa é a única coisa necessária: andar com Jesus! Nenhuma atividade pode substituí-la. Não adianta viver tão ativamente sem que, primeiro e necessariamente, invistamos a nossa vida inteira no sentar-se na presença de Jesus e gozá-la.
O problema é que, na maior parte do tempo, somos Martas quando deveríamos ser Marias. A única coisa necessária foi a parte que Maria escolheu e não lhe será tirada. Somos Martas que nos preocupamos com diversas coisas distintas e importantes, deixando de lado a única que é fundamental e necessária em nossa vida com Deus: comunhão e relacionamento íntimo. Essa é a única coisa que pode permanecer.
Martas, no seu ativismo, esquecem que a verdadeira vida cristã nasce na dimensão do andar com Deus. Do andar com Jesus. Sem isso, corremos o risco de vivermos vidas cristãs aparentes, porque, sem comunhão com Deus, não o conheceremos de verdade. Na aparência, seremos bons cristãos. No coração, nem conheceremos a Deus. Eles dizem que conhecem a Deus, mas o que eles fazem mostra que isso não é verdade. Estão cheios de ódio, são rebeldes e não são capazes de fazem nenhuma coisa boa (Tt. 1. 16).
Lutero era alguém consciente dessa realidade. Ele registrou em seus diários que, nos momentos em que ele tinha mais coisas a fazer e que as necessidades de ação eram mais prementes, ele necessitava orar mais. Nos dias mais atarefados, Lutero dizia que era incapaz de trabalhar sem que passasse pelo menos três horas em oração. Na vida dele, quanto mais atividades fosse preciso realizar, mais tempo era preciso passar usufruindo a companhia e a intimidade de Jesus. Se não fosse assim, o ativismo tornaria sua vida cristã pura aparência. A fonte da vida com Cristo é a necessidade de andar com Cristo intimamente.
Comunhão e intimidade. As coisas necessárias para a vida cristã. As únicas. Por isso, são os desejos que mais tomam a minha mente e o meu coração nos últimos dias. O Senhor nos deseja aprofundando a nossa vida cristã a partir do aprofundamento de nossa vida na comunhão com o Senhor. Se não andarmos com Jesus, nossa vida será aparência. Mesmo que digamos que conhecemos a Jesus, nossos atos vão provar que mentimos.
Por isso, o desafio do Senhor é que deixemos de ser Martas e passemos a ser Marias. Escolhendo a melhor parte, sentar com o Senhor, aprender com Ele, gozar da Sua intimidade e fluir na Sua vida. Esta é a única coisa que nos é necessária.

Nenhum comentário: