6.6.05

Quem Ele quer

Jesus subiu um monte, chamou os que Ele quis, e eles foram para perto dEle.
Marcos 3. 13.

Jesus chama à sua intimidade quem Ele quer. Não usa padrões humanos limitados, qualquer coisa que se assemelhe ao que pensamos ser mais apropriado, para escolher aqueles com quem quer ter intimidade. Na Sua comunhão íntima, Jesus não se limita a nós, não se põe sob nossos limites.

É Ele e somente Ele quem atrai para perto aqueles com quem quer ter intimidade. Não adianta ao ser humano querer forçar essa barra. Não adianta ao homem querer dizer quem pode ser Amigo Íntimo de Deus. Não adianta querer impor nossos pensamentos religiosos a esse processo. O chamado do Senhor à intimidade obedece a um único critério: a vontade de Jesus. É a vontade dEle quem pode nos conduzir a subir o monte e ficar perto dEle.

Nisso, Ele não faz as escolhas mais óbvias. Semana passada, um pastor falou em nossa igreja sobre Raabe. Uma prostituta de Jericó, chamada por Deus para Sua intimidade, ao ponto de vir a fazer parte da linhagem do próprio Filho de Deus. Se olharmos para quem eram os doze escolhidos por Jesus como apóstolos, talvez nosso incomodo aumente ainda mais. Pescadores iletrados, homens rudes que foram chamados de Filhos do Trovão, um cobrador de impostos, dois guerrilheiros. O time que Jesus escolheu não tinha nada a ver com os critérios que impomos como sendo características de gente séria e santa.

Fora desse círculo principal ainda vamos encontrar mais gente, como aquela mulher de quem Jesus tinha tirado sete espíritos imundos. Maria Madalena, essa mulher, se torna íntima e proeminente na comunhão com Jesus. Ao ponto de ter a honra de ser a primeira testemunha da ressurreição.

Alguns anos depois, surge um jovem intelectual, perseguidor da igreja. Saulo de Tarso tinha tudo para ser desprezado pelos cristãos, mas não foi desprezado por Cristo. E, de uma maneira extraordinária, Jesus chama este homem para se tornar o principal escritor do Novo Testamento, um homem cuja intimidade com Deus o levou a ver coisas que julgava impossíveis de serem ditas aos demais.

Jesus escolhe quem Ele quer para ser Seu amigo íntimo. Os critérios que Ele usa geralmente vão chocar as nossas mentalidades pecadoras. Mas podemos crer que Ele chama para perto de Si segundo o critério da boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Não adianta forçar a barra: somente será concedido subir o monte e ir para mais perto de Jesus, uma intimidade mais próxima, àqueles a quem Ele quiser.

Mas isso implica uma coisa maravilhosa para mim e para você. Por mais que você se sinta deslocado, marginalizado e inapropriado para isso, a intimidade do Senhor é para você. Porque o significado disso tudo é que Deus não vê as pessoas como nós as vemos. Deus vê o coração. E um coração contrito e quebrantado, Ele não desprezará. Se aos critérios humanos você é a última pessoa a quem Jesus chamaria à Sua intimidade, lembre que Ele não vê assim. Ele realmente prefere chamar esse tipo de pessoa para escandalizar os sábios e poderosos do mundo.

Se os homens desprezam você, Jesus não despreza. Ele não chamou os sacerdotes, nem os poderosos do império romano, nem os donos da verdade para subirem com Ele ao monte e chegarem mais perto em Sua intimidade. Ele não fez isso e Ele continua sem fazer. Ele chama o humilde. Ele chama aquele por quem não damos nada. Quando você se sentir indigno e inapropriado, lembre que Jesus prefere você para subir o Seu monte e viver a Sua intimidade. É gente como você que Ele procura para ser Amigo.

Nenhum comentário: