13.6.05

Sonhos

Só eu conheço os planos que tenho para vocês...
Jeremias 29. 11

Em dezembro do ano passado, fui a Fortaleza acompanhar o culto de formatura daquela que tinha sido minha turma no seminário. Aquele evento foi como uma pá de cal sobre a vida que tinha vivido até o ano de 2002. Aquele culto sepultava em meu coração alguns dos sonhos mais acalentados que eu tinha carregado. Pelo menos os sepultava na forma como eu os via até então. Tinha consciência de que, a partir daquele instante, minha vida seguiria em rumo muito diverso do que havia sonhado antes.
Sonhos humanos podem ser desfeitos ou destruídos. Podem ser enterrados. Podem nunca vir à luz. Porque são frágeis. Porque são parciais. Porque nossas emoções, nossos sentimentos e nossos desejos tendem a ser passageiros. Sonhos humanos podem morrer.
É por isso que gosto tanto deste trecho da carta que Jeremias escreve para os exilados na Babilônia. Jeremias está falando a um povo que viu seus sonhos ruírem, sua vida ser desfeita, seus projetos morrerem. E está dizendo que o seu Deus ainda tem sonhos para eles. O profeta está dizendo que os sonhos humanos podem se desfazer, mas os sonhos de Deus para o Seu Povo permanecem e se cumprem no tempo certo. Só eu conheço os planos que tenho para vocês...
Os sonhos que não morrem são aqueles que se firmam na relação de amor com o Deus vivo. Por isso, é necessário, e realmente a única coisa que importa, que busquemos a comunhão e a intimidade do Senhor. É preciso que disponhamos o nosso coração a buscar a Sua face, inteiramente rendidos diante dEle. Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei. Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar de todo coração (Jr. 29. 12 – 13).
Nessa nova relação com nossos sonhos e com nosso Deus, aprendemos a colocar as coisas em seus lugares. O fundamental não é ter sonhos, pois sonhos são fugazes. O fundamental é querer, ansiar, desejar, buscar ardentemente a comunhão e uma vida de intimidade com Deus. Buscar Sua face, ouvir a Sua voz, viver em Sua presença. Diante dessa experiência, vamos perceber que nossos sonhos, mesmos os que se desfazem em nossas mãos, não são tão importantes nem tão fundamentais quanto acreditávamos até agora. O fundamental é mergulhar na intimidade do Senhor, gozá-la, ter nosso prazer na vida com Deus. E, assim, render-se inteiramente para que o próprio Deus possa cumprir em nós os Seus sonhos, eternos e melhores. Podemos experimentar uma nova dimensão de vida a partir da comunhão com Deus, descobrindo no dia a dia as coisas que realmente valem a pena. E descobrindo a alegria de ver os sonhos de Deus se cumprindo em nós.
Eu não sonho mais. Meu único desejo tem sido mergulhar na intimidade do Senhor e esperar que os sonhos dEle para a minha vida encontrem lugar em meu coração e se cumpram de uma maneira maravilhosa. Porque, diz o Senhor, só eu conheço os planos que tenho para vocês...

Nenhum comentário: