17.7.05

Óculos

Eu farei com que todo o meu brilho passe diante de você e direi qual é o meu nome sagrado.
Êxodo 33. 19.

No dia de meu aniversário, ganhei de presente óculos de sol. Daqueles que têm filtro de raios ultra-violeta. Quando os usei a primeira vez, fiquei impressionado com um fenômeno visual promovido pelas lentes especiais. Elas me permitem ver detalhes de cor que não são visíveis a olho nu. Eu explico. Por exemplo, quando entrei em um ônibus, a olho nu os vidros do ônibus pareciam absolutamente translúcidos. A partir dos óculos, havia várias manchas refletindo a luz do sol.
Hoje pela manhã, fui ministrar a Ceia na nossa congregação de Riachão, no município de Ceará-Mirim (RN). No caminho de volta, vinha um tanto calado olhando para fora do carro. O que a olho nu parecia uma limpeza de azul celeste, visto através dos meus óculos parecia um enorme arco-íris. Todas as cores do espectro da luz solar estavam distintas diante dos meus olhos. Devido aos óculos que protegem meus olhos da claridade, ao mesmo tempo que me permitem ver detalhes inimagináveis com visão nua. Aqueles óculos me protegem, enquanto me permitem ver toda a riqueza da luz do sol e todos os mínimos detalhes expostos por ela.
Essa é a diferença que a presença de Deus faz em nossa vida. Ela enriquece nossa vivência, nossa experiência e nossa visão. A presença de Deus pode servir para nossos olhos espirituais da mesma forma que meus óculos escuros com filtro. Ou seja, primeiro nos protege nos permitindo ver aquilo que de mais glorioso Deus quer nos mostrar. O que Deus quer nos fazer ver. O que Ele tem para nós e nossas vidas.
Às vezes, é difícil para nossa visão humana contemplar a manifestação. Aliás, olhar a glória do Senhor pode ser nossa sentença de morte. Quem não se lembra do diálogo de Moisés com o Senhor? Moisés faz um pedido ao Senhor: Por favor, deixa que eu veja a tua glória (Ex. 33. 18). A esse pedido, o Senhor responde: Eu farei com que todo o meu brilho passe diante de você e direi qual é o meu nome sagrado. (...) Não vou deixar que você veja o meu rosto, pois ninguém pode ver o meu rosto e continuar vivo. Mas aqui há um lugar perto de mim, onde você poderá ficar em cima de uma rocha. Quando a minha glória passar, eu porei você numa rachadura da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu passe. Depois tirarei a mão, e você me verá pelas costas, porém não verá o meu rosto (Ex. 33. 19 – 23). Para vermos a glória do Senhor, precisamos de Sua proteção. De seus óculos especiais. Óculos de graça. Óculos de Sua presença em nossas vidas.
Esses óculos que nos protegem os olhos espirituais para que vejamos a glória do Senhor, nos permitem, também, que contemplemos o mundo a nossa volta com maiores detalhes. Vemos com maior profundidade aquilo é iluminado e reflete a luz da presença do Senhor. Quando às vezes o céu parecer de um pobre cinza chuvoso, com a presença do Senhor conosco, podemos contemplar a riqueza de todo o espectro da luz e da glória do Senhor. Quando parece que não há nada a ser visto, a não ser um vidro embaçado, olhando com os olhos do Senhor podemos ver maiores detalhes jamais imaginados daquilo que Deus está fazendo, do que é projeto de Jesus em nossas vidas e para o mundo em torno de nós. Nada escapa da luz da presença do Senhor. E, quando qualquer coisa é trazida para a luz, então sua verdadeira natureza é revelada. Porque o que é claramente revelado se torna luz (Ef. 5. 13 – 14).
O fenômeno da luz é tremendo. A luz mostra os detalhes que não podemos imaginar. Basta ter os óculos certos para ver. Mas para que a luz faça isso, ela tem de ser refulgente. Os mesmos óculos devem ser capazes de nos proteger do seu brilho que pode cegar ou matar. A presença do Senhor é nossos óculos, capazes de mostrar o que não pode ser visto a olho nu, mas é revelado pela Luz. Óculos capazes de nos proteger e habilitar para vermos a Sua Glória.

Nenhum comentário: