19.7.05

Incondicional

Ó Senhor Deus, cumpre a Tua promessa e perdoa os meus pecados, porque são muitos!
Salmo 25. 11

Você já se relacionou com alguém sabendo exatamente o que você poderia esperar dessa pessoa? Sabendo profundamente quais as suas virtudes e quais os seus defeitos? Essa coisa nos preserva de sofrermos grandes surpresas resultado de ações dos nossos companheiros. Conhecendo bem as pessoas com quem andamos não nos feriremos demais com quaisquer atitudes suas, não nos decepcionaremos em demasia, não os culparemos demais. Sabemos desde o início o que esperar dessas pessoas e não esperaremos nem mais, nem menos.
Se com nossas limitações somos capazes disso, muito mais o Senhor quando lida conosco. Ele não se ilude em absoluto com o que somos ou com o que fazemos. Ele nos conhece perfeitamente. Sabe que somos pecadores, que somos pó e cinza, mas isso não O impede de ter um relacionamento pleno e vivo conosco. A decisão por esse relacionamento repousa unicamente na soberania dEle. Ele não se relaciona conosco por sermos mais lindos, mais santos, melhores. Pelo contrário, Deus se relaciona conosco unicamente porque Ele é plenamente bom.
É isso que vejo no Salmo 25: um Deus que se relaciona com um pecador recalcitrante e confesso. Ó Senhor Deus, cumpre a Tua promessa e perdoa os meus pecados, porque são muitos! Em quatro momentos o salmista se refere aos seus pecados (vv. 7, 8, 11 e 18). E à bondade eterna de Deus em perdoar pecados, incondicionalmente.
Mas o que mais me chama a atenção é que este é um salmo que clama pela proteção e segurança do Senhor. Para mim, há uma implicação óbvia: a proteção, o cuidado e o livramento que Deus nos concede firma-se totalmente na Sua Graça, não estando, de modo algum, condicionado a sermos “os mais puros e santos dos homens”. Deus ama, guarda e protege pecadores humilhados: Livra meu coração de todas as aflições e tira-me de todas as dificuldades. Vê as minhas tristezas e sofrimentos e perdoa todos os meus pecados (Sl. 25. 17 – 18).
Quando se reconhece pecador, o salmista clama pelo cuidado do Senhor em Sua vida. Ó Senhor Deus, a Ti dirijo a minha oração. Meu Deus, eu confio em Ti. Salva-me da vergonha da derrota; não deixes que os meus inimigos se alegrem com a minha desgraça. Os que confiam em Ti não sofrerão a vergonha da derrota, mas serão derrotados os que sem motivo se revoltam contra Ti (Sl. 25. 1 – 3). Ele sabe que precisa do perdão de Deus, mas compreende que pode clamar ao Senhor, confiando em Seu livramento e proteção. Porque essas coisas não dependem de quem somos, mas de Quem é o Senhor.
A ação abençoadora de Deis em nosso favor não se vincula ao nível de nossa santidade pessoal, mas sim à eterna graça e amor do Senhor! Nosso relacionamento com Deus foi no início, é agora e será para sempre firmado na Graça, manifesta de uma vez por todas na vida, ministério e morte de Cristo, em nosso lugar e por nossos pecados. Em Cristo confiamos, apesar de nós mesmos, porque o Senhor é fiel, ainda que sejamos infiéis em diversos momentos de nossa caminhada.

Nenhum comentário: