22.7.05

Minúsculo

Então ouvi todas as criaturas que há no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, isto é, todas as criaturas do Universo, que cantavam:
“Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro pertencem o louvor, a honra, a glória e o poder para todo o sempre!”

Apocalipse 5. 13.

Todas as vezes que estou viajando de avião, sinto-me extremamente minúsculo. Olho lá embaixo aquelas cidades, as luzinhas indicando a presença de gente. Olho para o céu, enorme e aberto. Penso em como a máquina voadora em que me encontro é minúscula, se comparada com a grandiosidade da paisagem à vista. E se é minúscula, muito menor sou eu, que viajo dentro dela, por vezes encolhido pelo nervosismo sempre presente em minhas viagens de avião.
Somos uma pequeníssima parte dessa enorme cena que é a Criação de Deus. Somos minúsculos e insignificantes, se comparados à grandeza de tudo, se comparados à magnífica multidão de mais de seis bilhões de seres humanos no mundo de hoje. Quando viajava semana passada, passando por cima de Minas Gerais, tentava brincar projetando minha mente nas ruas daquelas cidadezinhas que a gente via lá embaixo. Ali, deve haver pessoas dormindo em seus quartos, pessoas que jamais ouviram falar em mim, que eu nunca verei, que nunca me verão. E isso só me deixava pensar o quanto eu era pequeno naquele quadro. Há quilômetros de distância, de altura, minha existência não fazia diferença na vida de nenhuma dessas pessoas. Mesmo que naquele instante eu estivesse exatamente no mesmo ponto na terra, ainda que muito acima de suas cabeças.
Quando a gente se percebe como parte dessa multidão indiferenciada, como parte dessa Criação virtualmente infinita, a gente se põe em um lugar de tremenda humildade. Não somos muito, essa é a verdade.
Por outro lado, esta percepção pode nos enganar. Pode nos fazer pensar que não somos nada. O que não é verdade. O mais incrível, para mim, no amor de Deus, é que Ele olha a multidão, Ele olha a Criação, e Ele tem controle exato de tudo o que acontece, seja em uma partícula subatômica no outro extremo do universo, seja na minha ou na sua vida. Ele é Soberano, tendo poder absoluto sobre todas as coisas, mas se importa com os mínimos detalhes da minha vida. Importa-se com as minhas dores, com os meus sofrimentos, com as minhas angústias, com as minhas dificuldades. Importa-se tanto comigo que morreu por mim em Jesus! Morreu pela multidão, resgatou a Criação inteira, mas morreu especialmente por mim! Morreu por você! Por um ser individual que pode se saber minúsculo, mas que pode ter certeza que é alvo do amor infinito, eterno e tremendo de Deus. Amor do qual nunca nada nem ninguém conseguirá nos afastar.
Uma das letras de música que mais me tocam é de um cântico antigo, de Asaph Borba:
Tu és Soberano

Tu és Soberano
Sobre a terra
Sobre os céus
Tu és Senhor Absoluto
Tudo que existe e acontece
Tu o sabes muito bem
Tu és tremendo

E apesar dessa glória que tens
Tu Te importas comigo também
E este amor tão grande eleva-me
Amarra-me a Ti
Tu és tremendo


É tocante demais pensar que Deus, apesar da glória que tem, se importa comigo. Este é um amor enorme. Eterno e infinito. Que nos alcança, individual e totalmente. É com esse amor eterno que Deus cuida de mim e de você. Hoje e sempre. Lembre disso.

Nenhum comentário: