24.8.05

Fracasso

Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram meus antepassados.
1 Reis 19. 4

Existem dias terríveis em nossa vida, dias em que nos sentimos fracassados. A tristeza toma conta de tal maneira de nosso coração que nos sentimos inúteis, desprezíveis e não sei mais o quê. A gente olha para dentro de si mesmo e o que vê não nos anima. Possivelmente, uma mescla de pecados inconfessos com sentimentos de derrota. Buscando mais, talvez encontre um questionamento se tudo aquilo tem valido a pena. Olha para um lado e para outro e só pode se perguntar sobre o papel que tem feito no mundo.
Nessas horas, eu não consigo nem orar ou chorar. Parece que fui completamente abandonado por Deus e nem sei o que valeria erguer a minha voz ao Senhor. Parece que sou apenas um fracassado, destroçado, destruído, vencido, derrotado. Não apenas por um inimigo externo, mas por aquilo que brota de meu próprio coração que, por mais que eu lute contra, continua pecador. Continua, vez por outra, fugindo da presença do Deus vivo.
Em dias como esse, dias como hoje, tudo o que eu gostaria era ficar trancado no meu quarto lambendo minhas feridas. Sinto-me pequeno e miserável. Sinto-me um fracasso total. Mesmo que me pergunte, nem sei o que de bom eu poderia dizer a alguém nessa hora.
Ontem à noite eu já estava assim. E conversava com duas amigas pelo Messenger. Que me expressavam sentimentos de tristeza e de desânimo. Será que elas esperavam que eu fosse capaz de lhes dizer algo que mudasse esse quadro? Logo eu? Desanimado e vencido? Será que não era mais uma razão de me sentir fracassado, uma vez que nem ajuda correta eu poderia oferecer?
Vez por outra, volta a mim o sentimento de fracasso. Como o sentimento de Elias que, após ter promovido uma grande obra do Senhor no meio do povo, foge para o deserto deprimido, pedindo a morte, sentindo-se um fracasso: Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram meus antepassados.
Sentir-se fracassado não é exatamente culpa de nossos pecados. Às vezes, como Elias, podemos nos sentir fracassados apesar ou devido a termos agido segundo a vontade de Deus para qualquer situação. A depressão, nesse caso, é resultado das lutas internas e externas que enfrentamos para fazer a vontade de Deus. De um lado, somos conscientes de que não merecemos ser instrumentos nas mãos de Deus porque não somos muito mais que pecadores perdoados pela graça. Deus poderia usar outras pessoas, melhores e mais capazes que nós. De outro lado, muitas vezes agir segundo a vontade de Deus pode provocar oposição dos lugares menos esperados. Elias foi ameaçado de morte pela própria rainha!
Ele fugiu para o deserto sentindo-se desamparado. Circunstancialmente, nada poderia lhe justificar que valesse a pena servir ao Deus vivo como ele vinha fazendo: o resultado, invariável, vinha sendo risco de morte e perseguição. Só isso já era pressão demais para o profeta. Além disso, ele se sentiu abandonado pelo Senhor. Às vezes, a gente tem a expectativa de que Deus não permitirá que o mal venha até nós se fizermos a vontade dEle. E nos frustramos quando descobrimos, na prática, que as coisas não são bem assim. O Senhor não impede que o mal nos alcance, mas nos livra e nos guarda quando o enfrentamos. Essa luta pode desanimar.
Qual a solução que o Senhor traz na vida de Elias? Qual a solução na minha e na sua vida? Em primeiro lugar, Ele se mostra como o Deus que sustenta o profeta. Por duas vezes, o anjo vai até ele e o alimenta sobrenaturalmente (1 Rs. 19. 5 e 7). Apesar de tudo, Elias pode começar a ver além das circunstâncias aparentes que Deus o sustenta. Como o sustentou no início de seu ministério em Querite e Sarepta (1 Rs. 17), o Senhor o continua sustentando sobrenaturalmente ainda agora, no pior momento. Deus se mostra a ele como o Senhor que o sustenta pelas Suas mãos.
Em seguida, Deus fala com Elias de maneira suave. Não no vento forte, nem no terremoto, nem no meio do fogo, mas numa voz calma e suave (1 Rs. 19. 11 – 12). Quando a tristeza invade a alma, basta sair da nossa caverna e se permitir ouvir a calma, suave e tranqüila voz regeneradora do Senhor Deus. Essa voz levanta a alma. Essa voz transforma a tristeza em alegria.
E por fim, Deus mostra a Elias que ele não está tão só como imaginava. Elias havia chorado ao Senhor que era o único que sobrou, e eles estão querendo me matar (1 Rs. 19. 10 e 14). Mas o Senhor mostra a ele que isso não é verdade: Mas eu deixarei sete mil pessoas vivas em Israel, isto é, todos aqueles que não adoraram o deus Baal e não beijaram a sua imagem (1 Rs. 19. 18). Quando nos sentimos fracos e sós, às vezes tudo o que precisamos saber é que existem outros conosco, não estamos tão sós, mas existem mãos ao nosso lado, joelhos que se dobram conosco e por nós diante do Pai. Deus nos mostra que não estamos sozinhos na luta, mas ele põe companheiros ao nosso lado. Orando conosco. Partilhando conosco todas as lutas.
Ainda vamos nos sentir tristes e fracassados outras vezes. Mas, nessas horas, recorra ao Senhor dos Exércitos. Ele é fiel para cuidar de sua vida. Ele sustentará você sobrenaturalmente. Ele falará com você fazendo novas todas as coisas. Ele mostrará a você que você anda sozinho no mundo. Ele é o Deus que fortalece a nossa alma.

2 comentários:

Paula disse...

Gostava de deixar para ti os seguintes versículos:

"Tu, meu Deus, és o lugar onde me abrigo. Porque me pões de lado? POrque hei-de eu precisar de viver assim triste com a opressão dos meus inimigos?
Envia-me a Tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem à tua santa habitação, ao Teu santo monte.
Então aí chegar-me-ei até ao altar de Deus, do Deus que é a minha enorme alegria." Sl 43:2-4

Vilma disse...

Aa ler este texto, parecia a minha própria luta e dor.
tive momentos na minha vida que pensei que não haveria nada que pudesse me deitar abaixo, tal a minha fé e confiança em Deus. e hoje estou a passar por uma espécie de deserto, mas sei que Deus tem algo de bom a fazer em mim. Assim como em ti... apesar dos teus fracassos, fraquezas, eu creio que ele irá completar a obra d'Ele em ti...é promessa! As tuas palavras têm sido benção na vida de muitos.. que Deus te continua a abençoar!