27.8.05

Genealogia e valorização

Esta é a genealogia dos antepassados de Jesus
Mateus 1. 1

Todas as vezes em que leio a genealogia de Jesus no evangelho de Mateus penso sobre um fato que está presente ali. Fato conduzido por uma ação da graça de Deus que se traduz na realidade de que, quase nunca, o Senhor valoriza as coisas e as pessoas que a sociedade valoriza, ao mesmo tempo em que valoriza aqueles que, geralmente, são desprezados pelo mundo. Esta realidade não aparece somente na genealogia de Jesus, mas também aqui está presente. Ela nos fala sobre isso.
Em particular, eu penso nisso quando penso nas cinco mulheres que são citadas no texto: Tamar, Raabe, Rute, Bateseba e Maria. Em primeiro lugar, é de se chamar a atenção uma genealogia, em uma época extremamente machista, que valorize as mulheres ao ponto de incluí-las na listagem. E mais do que isso: não era a genealogia de qualquer pessoa, de qualquer rei humano, de qualquer um: Esta é a genealogia dos antepassados de Jesus. É extremamente digno de nota que na genealogia humana de Jesus se destaquem cinco mulheres como parte fundamental da história da salvação que culmina com a vida, ministério e morte de Cristo.
Além disso, se a gente olha para quem são essas mulheres, provavelmente nossa surpresa será maior. Tamar, a primeira a ser citada, prostitui-se com o próprio sogro. Raabe, mais severamente ainda, era provavelmente a dona de um bordel na cidade de Jericó. Rute, a moabita, era filha de um povo amaldiçoado pelos judeus, um povo proibido de ir ao templo, adorar a Deus com o povo de Israel. Bateseba era uma adúltera que merecia ser apedrejada. E Maria, a mãe de Jesus, era simplesmente mãe solteira. Socialmente a vida dessas mulheres era uma desgraça. Mas Deus as escolheu para papéis decisivos na história da salvação.
Cinco mulheres que seriam sempre desprezadas pela sociedade. Cinco mulheres cujas histórias se repetem todos os dias à nossa volta. Cinco mulheres que encontram graça, vida, redenção e restauração em suas relações com Deus. Cinco mulheres para as quais Deus não olhou como olham os seres humanos.
Isso traz uma lição tremenda. Como Davi e Samuel já tinham aprendido muitos séculos atrás, podemos aprender com essa genealogia que Deus nos valoriza, independente do que pensamos de nós, porque Ele não olha como olha o homem, mas vê mais fundo (1 Sm. 16. 7). Deus tem escolhido ao longo da história dá valor àqueles que o mundo não deu. Ele veio para os fracos, os doentes, os que nada são. Jesus andou com toda a escória do seu tempo, do ponto vista social: com prostitutas, com cobradores de imposto, com a ralé.
Muitas vezes, nos sentimos assim, como escória social, e nos sentimos mal. Porque nos vemos desvalorizados. Porque nos achamos escória. O que o Senhor nos ensina é que não importa o que somos para o mundo, não importa o como nos vê a sociedade. O que importa é que o amor e a graça de Deus nos alcançam e valorizam. Não importa o que tenhamos feito ou como nos sintamos: a graça de Deus é poderosa para entrar em nossas vidas, nos transformar, recontar a nossa história. Não do ponto de vista dos homens, que jamais nos valorizarão, mas da eternidade e do Deus que morreu por nos amar tanto. Para mostrar o Seu amor por nós e nos conduzir a uma vida com Ele.
Deus liga, se importa e age em favor de quem se sente e se sabe escória. Pode ser que você se veja assim. Pode ser que você não ache em si mesmo valor, mas o que você é ou tenha feito não é e nunca será tão grave que afaste Deus de você definitivamente. Em absoluto. Independente do que você pensa, Deus vê valor em você. Um alto valor. Ele ama tanto você, a ponto de ser capaz de morrer por você, para que você fosse completamente resgatado. Ele valoriza tanto você que deu a Sua vida por você. Pense nisso, busque e espere pelo Senhor.

Nenhum comentário: