8.9.05

Do lado de fora

Então vocês ficarão do lado de fora, batendo na porta e dizendo: “Senhor, nos deixe entrar!” E ele responderá: “Não sei de onde são vocês”.
Lucas 13. 25

Estar integrado em uma religião cristã não é garantia de ter relacionamento com Cristo. Fazer parte de uma igreja não garante a ninguém conhecer e ser conhecido por Jesus. O relacionamento com Cristo acontece na interação entre o nosso coração, humilde e quebrantado, e o coração santo e amoroso do Senhor.
A comunhão entre o Amado e os Seus amantes se dá em uma dimensão muito mais profunda, séria e íntima do que a dimensão da vida religiosa. É por isso que estar ativamente na vida da Igreja, pregar o evangelho, manifestar sinais e prodígios, fazer as coisas levando o nome de Jesus não nos garantem nada. E Jesus nos fala algumas vezes sobre muitos que terão feito muito por Ele, mas não tomarão parte do Reino Vindouro: Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: “Senhor, Senhor, pelo poder do Seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo Seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!” Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!” (Mt. 7. 21 – 23). É terrível perceber que existem muitos dentre nós – talvez até mesmo nós – que falamos em nome de Jesus, pregamos, realizamos milagres... mas nunca conhecemos Jesus nem fomos conhecidos por Ele. Podemos parecer cristãos fiéis, ao ponto de nos enganarmos a nós mesmos. Mas o resultado final de nossa vida, sem conversão, é a rejeição do Pai.
Às vezes a gente não percebe, talvez por comodidade, mas o certo é que alguns dos textos mais duros das Escrituras são dirigidos contra o Povo de Deus. São textos que expressam rejeição àqueles que mantém apenas um compromisso e comportamento formal, mas cujos corações andam longe e não foram jamais imergidos nas fontes de Água Viva: O dono da casa vai se levantar e fechar a porta. Então vocês ficarão do lado de fora, batendo na porta e dizendo: “Senhor, nos deixe entrar!” E ele responderá: “Não sei de onde são vocês”. Aí vocês dirão: “Nós comemos e bebemos com o Senhor. O Senhor ensinou na nossa cidade”. Mas Ele responderá: “Não sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal” (Lc. 13. 25 – 27). A vida daqueles que mantém seu compromisso apenas aparente e formal com Cristo é repleta de hipocrisia: na aparência, andam com Jesus, mas no fundo, no íntimo só fazem o mal. Escondidos, são daqueles que sempre ouvirão as duras palavras do Senhor: Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal.
É disso que fala Jesus um pouco mais à frente no evangelho de Lucas quando expõe a hipocrisia dos fariseus: Para as pessoas vocês parecem bons, mas Deus conhece o coração de vocês. Pois aquilo que as pessoas acham que vale muito não vale nada para Deus (Lc. 16. 15).
E então? O que Deus vê quando o olha o seu coração? Ele é um coração quebrantado e sedento, sempre, por um relacionamento mais íntimo e pessoal com Ele? Ele contempla um coração que se humilha porque sabe que não existe nenhum bem mais precioso do que a integral e efetiva comunhão com o coração do Pai? Ele percebe alguém disposto a se pôr na dimensão da intimidade do Senhor, se pôr como eterno canal de Seu fluir e Suas bênçãos?
Ou será que Deus vê um coração seco? Um coração que conduz uma vida de eterna aparência diante dos olhos dos homens? Será que você tem centrado sua vida com Jesus na dimensão da pura religiosidade? Ou seja: será que toda a comunhão que você tem tido com o Pai é aquela que é mediada a cada semana pela instituição religiosa? Será que você desconhece o valor de se pôr todos os dias na presença Santa do Deus de Amor? Será que você não entende que a única vida verdadeira que pode brotar em nós nasce da imersão de nosso coração, todo dia, a cada instante, nos rios do Senhor, na presença do Deus vivo?
Se a sua vida com Deus é assim, nesse nível de pura formalidade, ainda há tempo de se voltar e quebrar seu coração na presença dEle, para que você aprenda a viver com Ele na dimensão da mais pura intimidade e amor.
Deus quer trazer você para um nível de comunhão e intimidade mais real, por meio de Jesus Cristo. Ele não quer manter você do lado de fora, como alguém que não O conhece e nem é conhecido por Ele. Deus deseja derramar da Sua plena vida em seu coração, quebrantando-o e transformando-o dia a dia: Eu porei a minha lei na mente deles e no coração deles a escreverei; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Sou eu, o Senhor, quem está falando. Ninguém vai precisar ensinar o seu patrício nem o seu parente, dizendo: “Procure conhecer a Deus, o Senhor”. Porque todos me conhecerão, tanto as pessoas mais importantes como as mais humildes. Pois eu perdoarei os seus pecados e nunca mais me lembrarei das suas maldades. Eu, o Senhor, estou falando (Jr. 31. 33 – 34).

Nenhum comentário: