23.9.05

Eternamente grato

Eu sempre darei graças a Deus, o Senhor; o seu louvor estará nos meus lábios o dia inteiro. Eu o louvarei por causa das coisas que Ele tem feito; os que são perseguidos ouvirão isso e se alegrarão. Anunciem comigo a sua grandeza; louvemos juntos ao Senhor.
Salmo 34. 1 – 3

Hoje Deus encheu meu coração de grata alegria. Uma alegria repleta de gratidão eterna pela Sua presença e ação tremenda em todos os momentos de minha vida. A única coisa que poderia partilhar neste dia, então, seria o meu sentimento de filho grato a um Pai de extremo amor e misericórdia.
Eu sempre darei graças a Deus, o Senhor; o seu louvor estará nos meus lábios o dia inteiro. Eu o louvarei por causa das coisas que Ele tem feito; os que são perseguidos ouvirão isso e se alegrarão. Anunciem comigo a sua grandeza; louvemos juntos ao Senhor. Minha maior gratidão a Deus, hoje e sempre, diz respeito ao fato incompreensível e inexplicável que O fez olhar para mim, com olhar de amor, e me fazer Seu filho através de Jesus. Saber-se salvo, saber-se escolhido para entrar em relação pessoal com o Pai não deve e não gera nenhum sentimento de orgulho ou favoritismo. Unicamente produz gratidão. Porque o coração que conhece o coração do Pai só pode constatar que não tem nada de si que justifique o que o Senhor fez ao abrir o caminho e acesso a Ele por meio de Jesus. A cruz não tem explicação em nós, mas unicamente no amor do Pai. Amor que nos permite chegar a Ele.
Quando eu me lembro dos tantos anos que andei distante da comunhão do Pai, acreditando em umas tantas mentiras e falácias religiosas, antes que pudesse ser alcançado pela graça do Senhor, só consigo pensar que não foi por merecimento que Deus me libertou. Não é porque mereçamos que Ele nos livra. Seu amor não chega a nós porque haja algo em nós, volto a repetir. É tudo fruto da graça e da escolha soberana do Pai. Nem adianta querer entender. Mas quando penso onde estive e onde o Pai me trouxe na Sua misericórdia, só me resta gritar alegremente em louvor e honra a Ele: Eu sempre darei graças a Deus, o Senhor; o seu louvor estará nos meus lábios o dia inteiro. Eu o louvarei por causa das coisas que Ele tem feito; os que são perseguidos ouvirão isso e se alegrarão. Anunciem comigo a sua grandeza; louvemos juntos ao Senhor.
O Senhor foi inexplicavelmente fantástico e tremendo quando me tirou, em Cristo, das trevas e me transportou para o Reino do Seu Filho amado (Cl. 1. 13) e somente isso nos faria perder a voz cantando e gritando alto em Seu louvor, em gratidão eterna. Mas esse Deus desesperadamente apaixonado pelo Seu povo não cessa Sua ação em favor dEle no conceder a graça da salvação e da comunhão com Ele. Ele nos livra de diversas maneiras e continua agindo por nós. Ele não só nos perdoa os pecados, mas nos santifica e atende às nossas orações: Eu pedi a ajuda do Senhor, e Ele me respondeu; Ele me livrou de todos os meus medos (Sl. 34. 4). Hoje eu me vi eternamente grato porque Deus responde minhas orações pela Sua graça e misericórdia, apesar de quem eu sou.
A alegria transbordou em meu coração ao me ver diante do Pai de amor que me livrou do pecado e da morte e ainda continua agindo na minha vida. Não porque tenha algo em mim que justificasse qualquer dessas ações de Deus. Deus não faz isso por qualquer coisa que esteja em mim, mas faz isso unicamente por causa do Seu soberano, tremendo e fantástico amor. Que jamais se esgotará, como não se esgotará a minha gratidão eterna!
A nossa gratidão, presente e manifesta em nossos lábios, pode ser canal do fortalecimento de vidas. O nosso testemunho, expresso no louvor constante ao Senhor pela Sua ação em favor de nossas vidas, falará aos corações dos que sofrem, são oprimidos, perseguidos, anseiam por libertação e vida. Essa constatação está presente em vários dos salmos que manifestação a gratidão pelo amor manifesto em ação de Deus por nós: Ele me ensinou a cantar uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus. Quando virem isso, muitos temerão o Senhor e nele porão a sua confiança (Sl. 40. 3).
Às vezes, o nosso maior testemunho em favor do Deus a quem servimos é louvarmos a Ele pelas coisas que Ele nos tem feito e nos tem dado. Às vezes, é apenas isso que alguém precisa ouvir para recuperar a fé, para encher seu coração de grata alegria diante do Pai. Às vezes, é apenas isso que precisamos para manifestar a presença santa do Espírito em nossas vidas: mas encham-se do Espírito de Deus. Animem uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais. Cantem, de todo coração, hinos e salmos ao Senhor. Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeçam sempre todas as coisas a Deus, o Pai (Ef. 5. 18 – 20). Afinal, o fruto do Espírito é, também, alegria (Gl. 5. 22).
A minha gratidão a Deus me obriga a dizer a quem quer que seja que Deus não faz o que faz em minha vida porque faz a mim. Não sou eu o segredo da bênção, mas é o Senhor amoroso. Ele está aí, disposto a manifestar Seu amor, poder, graça e misericórdia a quem quer que se achegue a Ele de coração humilde, confiando que só Ele pode tocar a sua vida. E só a Ele nós devemos todas as coisas de nossas vidas. Eu sempre darei graças a Deus, o Senhor; o seu louvor estará nos meus lábios o dia inteiro. Eu o louvarei por causa das coisas que Ele tem feito; os que são perseguidos ouvirão isso e se alegrarão. Anunciem comigo a sua grandeza; louvemos juntos ao Senhor.

Nenhum comentário: