14.10.05

Deus de encontro

Voltem para mim, e eu, o Senhor Todo-Poderoso, voltarei para vocês. (...)
Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois eu virei morar com vocês!

Zacarias 1. 2 e 2. 10

O Deus a quem servimos se revela como Alguém que mora distante de nós, por natureza. É o Deus que está sentado no altíssimo trono de glória. É o Deus que, como gosta de dizer o meu pastor, mesmo que nós estejamos na porta do céu, ainda existe um mar imenso de cristal a nos separar dEle (Ap. 4). Um Deus de quem estamos distante por natureza – Ele é o Criador Infinito e nós, criaturas finitas – e como resultado de nosso próprio pecado – Ele é o Deus santo e nós, os pecadores. Por isso, a imagem bíblica se refere a um Deus do céu, infinitamente distante, e a um homem da terra. Assim como é impossível ao ser humano tocar o limite do céu, é impossível chegar-se a Deus. O Deus distante.
Voltem para mim, e eu, o Senhor Todo-Poderoso, voltarei para vocês. Mas o Deus distante é o Deus de encontro. Na Sua graça e misericórdia tão infinitas quanto Ele mesmo – Ele que é amor e misericórdia em essência – Deus toma a iniciativa e vem até nós para nos encontrar. Ele espera corações ardorosamente desejosos por esse encontro transformador, mas a iniciativa sempre foi dEle.
Esse Deus de encontro e iniciativas deu o passo mais decisivo quando um dia, na plenitude dos tempos, se encarnou como um bebezinho no meio da Palestina tumultada pela dominação romana e o reinado de Herodes. O Deus de encontro veio se encontrar, pessoalmente, com a humanidade através de Cristo. Aliás, veio se encontrar conosco na própria pessoa de Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. No Seu Ser, o Deus de encontro promoveu o encontro do Deus infinito com a humanidade passageira.
Por isso, em toda a Escritura, é constante o convite do Senhor para se encontrar conosco. O Seu coração anseia por esses encontros na mesma forma que os nossos deveriam ansiar. Mas para nós esses encontros são ainda mais fundamentais, porque nossa vida depende disso. Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei. Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração (Jr. 29. 12 – 13). O tempo todo, na caminhada com Cristo, somos convidados a desenvolver uma relação íntima e pessoal com o Deus do Universo. Você tem noção do que significa isso? O Deus Todo-Poderoso, Senhor de todas as coisas, se importa tanto comigo e com você que deseja entrar em comunhão conosco. Ele vem ao nosso encontro e nos convida a nos encontrarmos com Ele. Todo dia, de toda forma, intimamente.
Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois eu virei morar com vocês! A vida com o Deus de encontro é festa e alegria na alma e no íntimo do coração. Ainda que hajam dores e lágrimas, onde o Senhor está há transbordante alegria da parte dEle. E essa alegria se converte em nossa força para suportar tudo e qualquer coisa. Se houver momentos tristes e dolorosos, o Deus que mora conosco – Ele vem morar conosco! – enche de alegria na Sua presença. Ele enxuga as lágrimas e conforta as dores.
Fico imaginando que não há alegria maior para o coração humano, não há alegria maior para o meu coração, do que a certeza de que o Deus de encontro mora comigo! Eu não sou merecedor disso, não é por nada que haja em mim, mas o Deus de amor e de encontro quer ter uma relação mais íntima e profunda comigo. E Ele mora comigo e a Sua alegria transborda em meio peito, domina a minha mente e impulsiona a minha vida. Consciente disso, nessa alegria extática – o Deus de encontro mora comigo! – só me resta celebrar: gritar, dançar, pular, perder o controle porque posso ter comunhão pessoal com o Deus vivo, Deus do universo, que quer se encontrar comigo. E com você. Faz você dançar, faz você cantar, faz você gritar bem alto, grite bem alto que Jesus Cristo é Rei.

P.S.: Faltei ontem. Foi o dia em que entregaria, finalmente, a primeira versão da minha dissertação de mestrado, mas várias coisas não deram certo. Além disso, à noite fui fazer uma palestra em uma escola na zona norte de Natal. Sinto muito a ausência não informada.

Nenhum comentário: