6.10.05

Insensato desabafo

Então vocês terão todas as provas que quiserem de que Cristo fala por meio de mim.
2 Coríntios 13. 3

Uns meses atrás foi feito um comentário a meu respeito diante de minha igreja. Disseram que me acham um bom escritor, mas que isso não significa muita coisa em termos de vida com Deus e maturidade. E me compararam a um outro bom escritor de nossa denominação que, de pastor, se converteu em católico romano.
Disseram também que meus textos são “tele-guiados”. Quer dizer, eu produzo texto “sob encomenda”, com alvos específicos. Vocês vão me perdoar, mas hoje, contaminado pelo trecho final de 2 Corintios, resolvi ser um tanto insensato. Eu estou agindo como um louco, mas foram vocês que me obrigaram a isso (2 Co. 12. 11).
Tenho uma fundamental preocupação todas as manhãs quando me sento ao computador para escrever: não quero produzir coisa alguma que seja fruto do meu intelecto. Quero, na verdade, ouvir a voz de Deus em oração e estar disposto a escrever aquilo que for Palavra de Deus para mim naquele dia, naquela hora. Então vocês terão todas as provas que quiserem de que Cristo fala por meio de mim.
É por isso que me preocupo em saber o que as pessoas têm pensado do que escrevo, se Deus tem lhes falado ao coração. Porque se em algum momento perceber que não é mais o Senhor quem está falando, é hora de me calar. Porque não há palavra humana alguma, e sei bem disso, que possa desafiar, instigar, consolar ou transformar verdadeiramente a vida de alguém. Apenas uma Palavra que venha diretamente do Trono de Graça do Senhor tem esse poder. Por isso, ponho-me diante de Deus em oração com o propósito unicamente de ser canal do Senhor nessa história.
Porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós (2 Co. 4. 7). Como vaso de barro que conduz o rico tesouro da graça e da bênção de Deus, sou desimportante nessa equação. O tesouro é que vale. O vaso, um simples pote de barro, é absolutamente dispensável. Sendo assim, ele some diante da riqueza do Deus de toda glória. Some diante da Sua grandeza, do Seu poder, de Sua Palavra.
Desse modo, não importa o quão bom escritor eu seja. Não é isso que deve fazer diferença nem é isso que quero que faça. Não estou na Internet, distribuindo reflexões, para ser reconhecido como bom escritor. Não importa se bem escritos ou não; o que importa é permitir que Deus fale aos corações. Assim, ainda que eu, como pecador que sou, caía terrivelmente, ou mesmo me desvie completamente, nada acontecerá com essas palavras. Porque são parte do tesouro do Senhor, não frutos do intelecto humano. Tem sido usados por Deus como Sua Palavra às nossas vidas. Ainda que eu caía, o Dono da minha vida e desse tesouro não pode ser abalado. E esse tesouro continuará sendo riqueza do Senhor aos corações carentes e necessitados.
Então vocês terão todas as provas que quiserem de que Cristo fala por meio de mim. Se os textos são “tele-guiados”, não costumam ser por mim. O soberano Senhor Jesus é quem os tem dirigido. Se eles atingem os corações de forma adequada, ainda que ao contrário do que desejaríamos, é porque Jesus tem falado. Quero crer que é Deus quem nos fala o que precisamos ouvir. É por isso que tenho orado. É isso que me motiva. E é por perder isso na vida que um dia poderei parar. Porque sei que palavra ou interferência alguma do ser humano será capaz de tocar, inspirar ou transformará quem quer que seja. Somente a Palavra de Deus faz isso.

Um comentário:

Ver para crer disse...

Obrigado pelo teu comentário no meu blogue sobre a graça e o karma.
A bíblia diz que todo o bem que fazemos vem de Deus e isso não duvido. Mas também depende de nós. Se te deres à preguiça e não escreveres nem fizeres evangelização, como muitos, então isso depende só de ti.
Façamos o bem como se dependesse só de Deus e evitemos a preguiça e o mal como se dependesse só de nós.
Ter fé é agir assim. Pelo memos é o que eu penso.