9.10.05

O valor de uma decisão correta

A sabedoria vale mais do que armas de guerra, mas uma decisão errada pode estragar os melhores planos.
Eclesiastes 9. 18

Todos nós já passamos por situações em que nos víamos diante de uma decisão que julgávamos de vida ou morte. Lembro que na adolescência comecei a pensar no vestibular como uma decisão final para a minha vida. A escolha que fizesse ali teria conseqüências extremas para o resto dos meus dias, eu imaginava. Todo o meu futuro dependia da decisão correta. Uma decisão errada estragaria tudo.
Optei por jornalismo. Não era crente ainda. Entrei na faculdade apaixonado por aquela que era a profissão de meu pai. E continuo apaixonado por essa profissão quase dez anos depois, se bem que outras paixões, talvez mais importantes, foram somadas à minha vida.
No primeiro ano de faculdade me converti e comecei a me ver desafiado para mais uma decisão fundamental. Tinha a ver com vocação de Deus na minha vida. Dia a dia, percebi minha paixão pelo estudo da teologia e por transmitir a Palavra de Deus. Comecei a ser desafiado para estudar Bíblia e teologia. Era momento de tomar uma decisão fundamental: continuar a faculdade? Ir para o seminário? Por fim, fui para o seminário apenas depois de terminar o curso de jornalismo.
O que eu quis dizer com essa história? Quero explicitar que todos temos decisões importantes a tomar todos os dias. Talvez nem todas sejam escolhas entre a vida e a morte, mas algumas delas são escolhas particularmente decisivas. Muitas vezes eu e você nos vemos em uma verdadeira encruzilhada na vida. Sabemos que devemos tomar uma decisão importante, mas parece que o grau de importância sempre é diretamente proporcional à dificuldade de escolha. Nesse hora, todo o cuidado e toda cautela são essenciais, porque uma decisão errada pode estragar os melhores planos.
Já tive ocasião de aconselhar um amigo sobre o fim de seu noivado. Ele vive uma relação complicada e um tanto doentia com sua noiva. Brigam muito e por besteiras. Desentendimentos constantes e profunda falta de harmonia. A maior parte do tempo os vejo chorando pelos atritos. É momento de ele tomar uma decisão radical. Perguntei a ele: É esse tipo de relacionamento que você quer para o resto de seus dias? Decisão difícil a ser tomada. Decisões como essa nos são exigidas todos os dias. E como viver assim, se na vida somos condenados a escolhas, muitas delas difíceis, todos os dias? Uma decisão errada pode estragar os melhores planos.
A Bíblia nos traz uma resposta à nossa necessidade de escolher: As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra (Pv. 16. 1). A melhor saída para não errarmos em nossas decisões é dependermos inteiramente do Senhor. Só pode ter garantia das escolhas e decisões certas aquele que abre os ouvidos para ouvir a voz orientadora do Senhor. Só temos certeza de que as decisões são corretas se as deixamos nas mãos do Senhor. Quando, então, tivermos uma decisão das mais importantes para tomar, entreguemo-la às mãos do Senhor. Ele tem acesso às melhores informações e Ele conhece os planos que têm a nosso respeito. O melhor caminho para a melhor escolha é deixá-la nas mãos de Deus.
Por isso, a melhor escolha que temos a fazer é escolher o caminho da comunhão e intimidade com o Senhor Jesus. É desejar conhecê-lo em profundidade, por meio de Sua Palavra, em devoção, intimidade. É conhecê-Lo o mais a fundo possível para termos o coração aberto, rasgado, contrito diante dEle e, assim, ouvirmos a Sua voz, o Seu desafio, a Sua orientação, a Sua Palavra e a escolha que Ele tem para nós.
Todos os dias temos escolhas difíceis a fazer. A vida é composta disso. Precisamos escolher o melhor caminho porque cada um de nós bem conhece o valor de uma decisão correta porque já experimentou os resultados de uma decisão errada. E o melhor caminho para diminuirmos os riscos de erros fatais nas escolhas que fazemos é buscar à face do Senhor e deixar em Suas mãos a escolha que há de ser feita. Aqueles que temem o Senhor aprenderão com Ele o caminho que devem seguir (Sl. 25. 12). O Senhor, o nosso Deus, a quem buscamos em intimidade, nos revelará as melhores escolhas se deixarmos em Suas mãos as decisões. Porque é dEle que vem a resposta certa. É Ele quem mostra o caminho a seguir. E é impossível que Ele tome a pior decisão ou escolha a pior saída.

Nenhum comentário: