6.2.06

Má companhia

Viver entre vocês me faz sofrer tanto como se eu morasse em Meseque ou entre a gente de Quedar.
Salmo 120. 5

Provavelmente o texto bíblico é mais humano do que gostaríamos de imaginar. Por vezes, os personagens dos relatos, as palavras dos atores são tão nossas, tão humanas, que parece que gostaríamos de mudar as coisas. Penso que isso nos ensina a lição óbvia e fundamental de que o projeto de Deus na história – que Ele conduz – se realiza por meio de instrumentos humanos. Não são super-homens os servos de Deus, mas homens e mulheres tão estranhos e limitados quanto eu e você. Aliás, eu e você podemos ser instrumentos plenamente usados por Deus na Sua obra, apesar de quem somos, de modo surpreendente.
Disse isso porque quero pensar nas razões que usamos para adorar a Deus e para vivem em comunhão com Ele. Às vezes queremos demonstrar alguma piedade especial que não temos e nem é esperada de nós e fingimos razões e causas espirituais demais para andarmos com Jesus. Não somos capazes de admitir que tantas vezes nossas razões são humanas demais. Humanas demais para serem admitidas.
Mas a Bíblia é um livro humano, já dizia. E especialmente o livro de Salmos é eivado de humanidade de capa a capa. As mais diversas orações, os mais ricos louvores. E também as mais humanas questões são postas pelos salmistas. As mais humanas razões de louvor também. Viver entre vocês me faz sofrer tanto como se eu morasse em Meseque ou entre a gente de Quedar.
Nos Salmos há boas razões para dedicar a vida em louvor a Deus. Uma dessas razões é que Deus nos livra quando estamos aflitos. Aflitos, especialmente, porque somos obrigados a conviver com pessoas que não gostam de nós ou que não valem nada: Ó Senhor, livra-me dos mentirosos e dos falsos! (Sl.120. 2).
Ontem meus olhos foram atraídos por algumas coisas que jamais tinha prestado atenção no Salmo 120. As razões do Salmo 120 são extremamente humanas. São tão humanas que se, não estivessem sendo ditas pelo salmista – se eu dissesse isso, por exemplo – seriam facilmente classificadas de pecado. Há razões para louvar a Deus. Uma dessas razões é que Deus nos ajuda a nos livrarmos das más companhias que nos cercam. Um dos motivos que temos para subir ao templo em louvor a Deus é sairmos da companhia dos que não valem nada e só pensam o nosso mal. Em outras palavras, fugir é uma das boas razões que temos para louvar a Deus.
O que me impressionou nesse texto foi a semelhança da situação enfrentada pelo salmista com a situação que tenho ouvido da parte de muitos ao longo dos anos – inclusive a minha. Viver entre vocês me faz sofrer. Muitos têm uma situação difícil dentro de suas casas. As pessoas com quem convivem – seus familiares – são pessoas tão difíceis de tratar que terminam fazendo sofrer enormemente. As vezes, o lar – um refúgio – se transforma em câmara de tortura porque os parentes são adversários e inimigos mais vorazes que quaisquer outros que jamais imaginamos. Não temos paz em casa. Viver com as pessoas de nosso lar nos faz sofrer. Deles queremos escapar. Nossa escolha é o culto a Deus. Porque Deus nos livra dos que nos fazem sofrer. Porque Ele é o consolo e abrigo para a nossa alma.
Existem também aqueles que sofrem por causa de colegas de trabalho. Inveja, maledicência, inimizade, coisas de tantas espécies diversas que fazem do local de trabalho um lugar de sofrimento e tristeza da alma. Dia desses conversava com um amigo que, perseguido em seu local de trabalho, sofreu crises seguidas de depressão e só agora está conseguindo parar de tomar medicamentos.
Mas a situação pode ser pior que essas. Porque quando temos problemas em casa ou no trabalho, temos o escape da nossa comunidade de fé. Louvando juntos, nos alegrando juntos, aprendendo juntos a Palavra de Deus, comungando a intimidade do Pai, escapamos da dor e do sofrimento que as pessoas nos causam. Mas a situação é mais desesperadora quando os inimigos mentirosos, as pessoas que nos fazem sofrer e de quem pedimos ao Pai que nos livre, são os nossos companheiros de caminhada de fé. Viver entre vocês me faz sofrer tanto como se eu morasse em Meseque ou entre a gente de Quedar. Tenho a impressão que é dessas pessoas que o salmista está falando. É viver entre os judeus que o tem feito sofrer, como é viver entre os fiéis de nossas igrejas que tantas vezes nos faz sofrer.
Conviver com alguns irmãos nos últimos meses, confesso, me fez adoecer. Era sinceramente desesperador porque ir à Igreja, que deveria ser uma experiência de aproximação e comunhão com o Pai – e de vivência de fé – se tornava uma traumática experiência de tortura. Ir à Igreja significou, por um tempo, me afastar e não me aproximar de Jesus. Porque viver entre vocês me faz sofrer tanto como se eu morasse em Meseque ou entre a gente de Quedar. Há muito tempo que estou morando com aqueles que odeiam a paz (Sl. 120. 5 – 6).
Qual a saída? O que fazer? Sinceramente, não sei. A única coisa que temos é usar as mais humanas palavras para clamar por socorro ao Deus do Céu, o nosso Pai. Ele nos livra, pode ter certeza. Podemos, então, clamar, na certeza de que Ele responde – Ele ouve a nossa voz e a nossa oração e livra a nossa alma: Quando estive aflito, pedi ajuda a Deus, o Senhor, e Ele me respondeu. Ó Senhor, livra-me dos mentirosos e dos falsos! (Salmo 120. 1 -2).
Estar cercado por inimigos ainda continua sendo uma boa razão para buscar a Deus. Ainda que esses inimigos estejam na nossa comunidade de fé. O Senhor libertador ainda estará ali para nos abençoar e enriquecer de alegria. E no devido tempo, livrará a nossa alma.

Nenhum comentário: