13.8.06

A pergunta

Quem vocês dizem que eu sou?
Mateus 16. 15

Como o Novo Testamento se constrói em cima da fundamental questão acerca de quem é Jesus na história humana e na história dos homens, acho provável já ter escrito antes sobre esse assunto. Mas fui motivado a pensar mais uma vez sobre a questão a partir de uma pregação que ouvi esta manhã na Igreja Batista da Esperança, aqui no Rio.
A resposta existencial mais importante que alguém tem a dar é a essa pergunta. O que pensamos ou sabemos de Jesus define por inteiro o tipo de vida que levamos diante dEle e o tipo de relacionamento que podemos manter ou não com Ele. A Bíblia deixa isso claro, particularmente neste texto.
Antes de ouvir dos discípulos o que eles pensam acerca de Si mesmo, Jesus interroga-os sobre as opiniões correntes entre o povo, nas ruas, casas e sinagogas. As imagens de Jesus que aparecem nessas respostas não são muito diferentes das imagens que as pessoas de nossos dias ainda têm de Jesus. Mais do que pensar se as pessoas consideravam Jesus como ressurreição de algum dos antigos e eminentes judeus, suponho que seja interessante pensar no que cada figura citada representa.
Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta (Mt. 16: 14). Ainda que apareçam quatro respostas distintas, enxergo aí três imagens de Jesus. A primeira mostra que as pessoas viam Jesus como alguém que trazia uma dura mensagem de juízo. Jesus era visto como um pregador da calamidade, um pregador da culpa e do castigo do povo, mais ou menos como o era João Batista. Como se Jesus estivesse exercendo um ministério que apenas fosse a continuidade do ministério do Batista. O povo tinha motivos para pensar isso: Jesus começou pregando basicamente a mesma mensagem de João e só começou Sua vida pública após o batismo, como se precisasse da unção e da autoridade de João.
Lamentavelmente eu vejo esse pensamento sobre Jesus especialmente vivo em meios religiosos. Ambientes que, independente se da tradição protestante ou católica, não enxergam a presença da graça, viva e renovadora do Cristo vivo. Entendem-no como um preceituador moralista de bons costumes e de regras de vida, mesmo que consigam revestir isso de uma aura de profunda e dedicada espiritualidade.
A segunda imagem, que aparece na referência a Elias, é a do operador de sinais. O ministério de Elias é marcado por sinais e milagres a todo tempo. As pessoas viam Jesus também como um fazedor de sinais: iam atrás dele para terem suas enfermidades curadas, para verem demônos sendo expulsos, para ouvirem mudos falarem e se maravilharem com cegos que vêem e surdos que ouvem. Ainda mais: seguem Jesus porque sabem que Ele multiplica pães e peixes para alimentar multidões (Jo. 6).
Se haviam pessoas assim no meio do povo enquanto Jesus andava na terra, muito mais existem agora. Pior: existem ministérios que se constroem unicamente na afirmação de que Jesus é um fazedor de milagres. Ele realmente faz milagres, mas seguí-Lo por esse motivo se assemelha a construir a casa sobre a areia - ou desconsiderar Seu ensino e a inteireza de Seu ministério.
Conheço pessoas que circulam entre círculos de oração e trabalhos nas mais diferentes casas e nas mais diversas igrejas unicamente porque seguem um Jesus que faz milagres. Esquecem de viver com Ele, Amigo e Companheiro, com o Consolador Espírito e na comunhão do Pai no dia a dia e a cada instante. Vivem pelos milagres. E só por eles.
Por fim, a terceira imagem é a do reformador. Jesus era comparado a Jeremias e aos demais profetas. Quando vejo o nome de Jeremias aqui penso em um reformador da religião. Os judeus acreditavam que Jesus podia ser o tão esperado Messias guerreiro que restauraria todas as coisas - inclusive o reino - em Israel.
Hoje em dia, muitos são capazes de exaltar a ética de Jesus, expressa especialmente no Sermão da Montanha, sem assumirem compromisso mais profundo com Ele. Não querem se tornar discípulos ou então consideram-se discípulos porque procuram viver as práticas dessa ética. Vêem Jesus como um Mestre de ética, como um reformador. É assim que O vêem os judeus hoje, mas também muitos outros, inclusive dentro de nossas comunidades.
O que muda tudo é o entendimento da questão que só pode ser trazido por revelação do Espírito. Reconhecer a identidade real de Jesus só pode ser obra de Deus na vida do homem. O Senhor é o Messias, o Filho do Deus Vivo (Mt. 16. 16). Jesus diz a Pedro que essa revelação lhe foi dada diretamente pelo Pai, porque de si o homem não pode alcançar e reconhecer quem é Jesus. E entender quem é Jesus muda tudo. Muda nossas relações, nosso modo de ver o mundo, nossos planos, nossos desejos. Muda nossa relação com Ele porque quando O vemos como Ele realmente é - o Filho de Deus, o Deus Filho -, descobrimos que tudo o que precisamos e tudo o que queremos é conhecer a Jesus profunda e intimamente. Tudo o que buscamos, a partir de então, é o Senhor. Conhecê-Lo. Investir no relacionamento pessoal com Ele. E permitir-se viver na realidade e concretude da Sua vida em nós.

Nenhum comentário: