25.12.16

O Natal é vida

"Você não precisa esperar pelo fim. Eu, aqui e agora, sou a Ressurreição e a Vida. Quem crer em mim, ainda que morra, viverá. Qualquer um que vive crendo em mim não irá morrer em definitivo. Acredita nisso?”

João 11. 25-26



É Natal. Deus se fez um de nós em um menininho judeu, nascido na Palestina, filho de mãe solteira, pobre, na periferia da periferia do mundo.

Hoje, relembramos que Ele nasceu. Hoje, nos colocamos ao lado dos pastores e o seu anúncio por anjos, de sábios do Oriente e seu mapa astrológico, de Simeão e Ana quando de sua apresentação no Templo. Hoje, vemos Sua Glória, sabemos que veio para os seus que o rejeitaram, cremos que a “Palavra tornou-se carne e sangue, e veio viver perto de nós. Nós vimos a Glória com nossos olhos, uma Glória única: o Filho é como o Pai, sempre generoso, autêntico do início ao fim” (Jo 1. 14).

Mas o seu nascimento não encerra toda a história do Deus que se esvazia de Si mesmo e se faz um de nós.

Ele esteve entre nós e, de alguma maneira, todos os que se encontraram com Ele foram tocados, a maioria encontrou salvação.

Se você prestar bem atenção ao que relatam os evangelistas, salvação não é algo que diga respeito à morte e ao que sucederá a ela. Salvação, nos encontros de Jesus, tem a ver com a vida e suas dimensões de dor, de sofrimento e de morte. Jesus salva cada uma das pessoas com quem se encontra na vida e para a vida. É, como ouvi outro dia, a eternidade tocando e tomando a vida no tempo.

Salvação tem a ver com vida.

João 11 nos conta de Lázaro, suas irmãs e a morte do amigo amado de Jesus. Conta que Jesus decide esperar sua morte antes de ir à Betânia. Conta do milagre da ressurreição de um morto após quatro dias - o último sinal antes da própria morte e ressurreição de Jesus.

Mas o trecho sobre o qual eu mais gosto de pensar são os versículos 25-26:

"Você não precisa esperar pelo fim. Eu, aqui e agora, sou a Ressurreição e a Vida. Quem crer em mim, ainda que morra, viverá. Qualquer um que vive crendo em mim não irá morrer em definitivo. Acredita nisso?”

Salvação é sobre a vida. “Ainda que morra, viverá”.

Você não precisa esperar pelo fim. Deixe-me sugerir algo a você. Esqueça por um instante qualquer ideia que você tenha sobre a ressurreição física dos mortos no fim dos dias - ou, como diz o credo apostólico, a ressurreição da carne. Pense na salvação como dimensão da vida.

"Ainda que morra, viverá".

Jesus veio para nos ressuscitar, porque Ele é a Ressurreição.

Ele veio para nos dar vida, porque Ele é a Vida.

Só Ele é capaz de nos tirar da morte e nos levar à vida.

Você sabe o que é estar morto em vida, não sabe? Sabe aquele momento em que não há esperança, não há graça, não há paz, tudo se perde. E só uma voz pode ser ouvida para que as coisas não sejam mais assim: “Lázaro, venha para cá!” (Jo. 11. 43).

Natal é também para lembrarmos que o Deus-menino é aquele que é Ressurreição e Vida. Que nos faz viver além da nossa morte. Que nos faz provar uma vida com sabor de eternidade e intimidade com o Eterno.

O Natal nos aponta a Páscoa, a experiência de cada uma e cada um com o Jesus que está vivo, além da cruz e do sepulcro.

O Natal nos aponta que há vida - e muita vida para ser vivida com Ele que é a Ressurreição e a Vida.

Nenhum comentário: