12.1.17

A morte foi derrotada

Finalmente foi a Morte derrotada pela Vida!
1 Coríntios 15. 54


O francés Michel Henry diz que a verdade do cristianismo não é o túmulo vazio, ou a encarnação, ou a morte de Jesus. Henry diz que a verdade do cristianismo é que homens e mulheres acreditaram que Jesus, morto na cruz no conluio entre religiosos e romanos, ressuscitou e está vivo. Há uma sutil diferença, mas uma diferença que pode impactar tudo: o fundamental não é o túmulo vazio mas a experiência de que Jesus está vivo.

Eu posso encontrar o túmulo vazio, posso comprovar a ressurreição e posso nunca ter a experiência de que Jesus está vivo.

Crer que a verdade do cristianismo é o fato histórico da ressurreição pode nos conduzir a uma desenfreada busca por encontrar provas de que ela houve. A possibilidade dessa busca racional me afastar da experiência espiritual com o Jesus vivo é concreta.

Crer que a verdade do cristianismo é a fé de que Jesus está vivo pode mudar nossas vidas. Sou cristão porque creio que Ele está vivo.

Ter a experiência de que Jesus está vivo é vencer a morte no dia a dia. Porque, “finalmente foi a morte derrotada pela vida!”

Impossível para mim não comparar tais questões ao meu recente quadro de saúde.

Pela quarta vez em oito anos eu vivenciei um ciclo depressivo - dessa vez, o mais grave, não apenas pela reincidência como também pelo enorme tempo que eu levei para iniciar um tratamento de verdade.

Entre setembro e novembro de 2016 a situação ficou ainda mais grave e eu confesso ter perdido as contas das minhas tentativas de morrer. Entrei em tratamento médico apenas no fim de outubro.

Sem muito esforço, ao esticar meus dedos, eu era capaz de tocar a morte naqueles dias. Sentia a minha vida frágil, por um fio, e foi muito difícil não sucumbir. A única imagem que me vinha como comparação da fragilidade de minha vida naqueles dias eram os últimos dias de vida de minha avó, em 2015, quando a gente via sua vida se esvaindo, e um pequeno fio cada vez mais frágil segurando-a por aqui.

A morte era vívida. E doía muito.

Como se sai desse cenário de morte?

O caminho é múltiplo (tratamento médico, psicológico, amor, amizade), mas todos eles apontam para o fato de que, em Jesus, a morte foi derrotada pela vida!

Lembro de um domingo, em um dos meus piores momentos, em que cheguei em uma igreja e escrevi um pedido de oração: Cura. Após o culto, fomos a uma lanchonete e comecei a me incomodar enormemente com aquela situação: tudo parecia muito vivo e divertido, mas para mim estava absolutamente sem graça. Sai de lá amaldiçoando a doença e dizendo a um amigo que não aguentava mais estar doente e achar sem graça momentos tão bons como aquele.

A vida estava chamando.

Dali por diante, a vida, e não mais a morte, me envolveu com seus braços amorosos.

A experiência de Jesus vivo, vencedor da morte, voltou a fazer sentido para mim.

Naquela noite, na minha vida, a morte foi derrotada.



A vida anuncia
que renuncia à morte
(Perdoando o Adeus, O Teatro Mágico)



Nenhum comentário: