5.1.17

Pés no chão

Por que estão parados, olhando para o céu?
Atos 1. 11


Por que seguir Jesus? Qual a razão de termos um compromisso com Deus a partir da compreensão cristã de que Jesus de Nazaré é o Filho de Deus? Quais as nossas motivações para sermos cristãos?

O livro de Atos, segunda parte do relato de Lucas - que começou no evangelho, começa com a despedida de Jesus Ressurrecto de seus discípulos. Jesus informa sobre a vinda do Espírito Santo sobre sua comunidade e o seu papel na missão que esta comunidade tem a desempenhar - “Vocês vão receber o Espírito Santo e, quando ele vier, vocês serão minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até mesmo os confins da terra” (At. 1. 8).

Após isso, os discípulos virão Jesus subir aos céus e desaparecer nas nuvens - ao mesmo tempo dois homens, que identificamos como anjos, se postam ao seu lado e os questionam:


Por que estão parados, olhando para o céu?


Qual a razão de seguir Jesus?

Não tenho dúvidas que se fizesse uma enquete e contasse com a honestidade de cristãos, em geral, as respostas circulariam em torno da salvação da alma do inferno e o benefício nesta vida em forma de bens, saúde, felicidade. Em quaisquer casos, me parece, a tendência dos cristãos é alienar-se do mundo, da vida presente, empurrando toda e qualquer consequência ou objetivo de sua ação religiosa ou para bênçãos ou, mais frequentemente, para o pós-morte.

Quando pensam em Espírito Santo, falam de dons, de revelações, curas.

Em outras palavras, como seguidores de Jesus vivemos olhando para o céu. Lembro de uma canção antiga em que a cantora enfatizava que queria ir para lá e lamentava não poder ainda estar lá - lá, no caso, era o céu.

Essas ideias não combinam com o que o Novo Testamento nos fala sobre ser seguidor de Jesus, em particular no texto que eu destaquei.

Em primeiro lugar, seguir a Jesus tem a ver com entender que o Espírito Santo está conosco como o Poder de Deus para nos impulsionar à missão a que o Mestre nos chamou. O Espírito está conosco para nos estimular de que vale a pena viver por essa causa - é uma causa pela qual vale a pena viver e, eventualmente, valeria a pena morrer. Ele é a energia dentro de nós para dizer: o evangelho de Jesus é o melhor projeto de vida, não encontraria nada melhor que seguí-Lo e preciso contar isso a outras pessoas, seja em Jerusalém, Judéia, Samaria ou nos confins do mundo conhecido. É o Espírito que nos diz: vale a pena.

Além disso, as palavras dos anjos devem servir para que compreendamos: olhar para o céu é perda de tempo. Seguir Jesus é ser chamado à vida e a vida acontece aqui e agora. Tire os olhos dos céus e coloque os dois pés firmes na terra.

Não somos chamados para seguir Jesus nem recebemos o Espírito Santo para esquecermos de viver neste mundo, manifestando o evangelho neste lugar, dizendo a todos que vale a pena seguir Jesus, vale a pena viver por Ele e para Ele - que a vida, não a morte ou o céu, é melhor andando com Jesus e com o seu Espírito a encher nosso coração.

Por que valeria a pena decidir-se pelo seguimento a Jesus? Porque a vida é mais rica e mais vida ao lado dele, na dimensão do Espírito Santo e o impulsionado por Ele todos os dias.

Nenhum comentário: