4.1.17

Salvação

Hoje é dia salvação nesta casa!
Lucas 19. 9


Ao ser anunciado, o Filho de Deus recebe dois nomes. Obviamente, o nome de Jesus, dado pelo anjo Gabriel (Lc. 1. 31). Mateus 1. 23 refere a profecia de Isaías e oferece o nome Emanuel. Emanuel significa “Deus conosco”. Jesus, “Deus salva”.

Em resumo, a vinda e a vida de Jesus significavam a presença de Deus no meio de nós, tornando-se um de nós, um Deus que no nosso meio nos salva.

Onde Jesus esteve, trouxe salvação.

Salvação, nos evangelhos, tem a ver com uma saída para a dor, para o sofrimento, para a doença e para a desesperança. Salvação é um convite e mobilização para uma vida mais intensa e verdadeira. Ser salvo é ser chamado a viver e viver com intensidade. Ser salvo é ser libertado da morte.

O relato sobre Zaqueu testemunha do Deus que salva, do Deus que está conosco e que promove vida e salvação só por estar presente.

O chefe dos cobradores de impostos queria tanto ver Jesus que subiu em uma árvore. Jesus também queria ver Zaqueu - mais que isso, Jesus queria partilhar o pão com Zaqueu.

A salvação começa com o acolhimento, com os braços apertos, com a disposição de compartilhar o pão, com o compromisso de estar junto, com a ausência de olhos que julguem, mas com a presença de mãos que ajudam.

A salvação entrou na casa de Zaqueu. A salvação pode sempre entrar em nossas casas.

Quando a abrimos ao Messias e, mais que isso, quando a abrimos ao perdão, à comunhão, ao acolhimento, ao partir do pão.

Na minha experiência pessoal, já vi Jesus nas casas de pessoas que me socorreram, já deixei de ver na casa de cristãos que viraram as costas.

Recentemente, no meio de uma severa depressão, publiquei um bilhete suicida no Facebook e fui me matar. Uma de incontáveis tentativas - a única, no entanto, que tornei pública. Poucos dias depois, desativei temporariamente minhas redes sociais. Precisava me cuidar e vi Jesus em muitos que me estenderam a mão, me ofereceram o ombro e têm me ajudado a salvar-me.

No entanto, de imediato e por dias seguidos, tive conversas, recebi mensagens e comentários tenebrosos, feitos em nome de Jesus. Dolorosos.

A maior parte, pessoas me dando lições e me passando carões. Outra parte, pessoas duvidando de mim e de minha doença. Uma terceira, pessoas me ensinando como encontrar Jesus.

Todos os três tipos de comentário me fizeram muito mal. Faziam-me pensar que as pessoas nunca leram em suas Bíblias sobre não pisar a cana quebrada nem apagar o pavio que fumega (Mt. 12.20). Mais que isso: tais pessoas me faziam pensar onde estava Jesus, o Deus conosco? Onde estava a graça da salvação a ser trazida pelos cristãos a alguém em tão terrível situação?

Quando Jesus entra numa casa, Ele traz salvação porque Ele é a salvação. Ele nos salva da dor, da morte, da escuridão. Mas só há um jeito de Ele entrar nas casas, como fez na de Zaqueu, nos dias atuais: através de mim e de você. Só tem um jeito de Jesus ser conhecido: através dos seus discípulos.

A minha pergunta é: que Jesus nós temos levado à casa das pessoas? O que é Deus conosco e nos salva ou um que pisa a cana quebrada e apaga o pavio que fumega?

Jesus está aqui: Hoje é dia salvação nesta casa!


Nenhum comentário: