13.1.17

Uma vida que não é pequena

A vida que Deus dá não é pequena: vocês é que a vivem de modo pequeno. Digo isso com franqueza e com grande afeição. Abram a vida! Comecem a vivê-la plenamente!
2 Coríntios 6. 12-13



O que é a vida e o que faz com que ela valha a pena?

Paulo nos diz que ela não é pequena - quando se apequena é por nossa própria responsabilidade. Temos a chave da porta que abre a vida para que seja vivida plenamente.

A vida verdadeira tem em si um toque de eternidade. Passamos a viver no mundo, no tempo, com a inspiração e o movimento em direção ao que é eterno. Ao Eterno.

A vida verdadeira é aberta quando podemos encontrar, perceber, vivenciar plenamente a Realidade Última da existência. Quando não fugimos, escondidos por máscaras ou por véus, nem de nós mesmos nem do Deus em Quem nos movemos e existimos.

A vida verdadeira se experimenta na transparência, no diálogo, na intimidade e no serviço. Quando plenamente assumimos o nosso quinhão nessa vida.

A vida amanhece e acorda, encontrando cor e coração, beleza e arte, quando se encanta com toda a magia da existência - de uma onda no mar ao choro de um bebê, quando percebe todos os traços da eternidade no ordinário, no cotidiano, no comum.

A vida é vivida plenamente quando pode ser impulsionada pelo Espírito de Deus, quando é alimentada pela fé em Jesus, quando vivenciada de verdade no mundo.

Ela é tudo e não é simples, mas pode ser encarada com mais simplicidade, com mais força, com mais graça, com mais paz.

A vida é o sopro de Deus no meio da existência. Ele fez isso segundo o relato do Gênesis para trazer à vida um corpo inanimado (Gn. 2. 7). Ele faz isso na visão de Ezequiel (Ez. 37, 9-10). E Jesus repete o gesto para insuflar o Espírito nos discípulos (Jo. 20. 22). O Espírito é o sopro da vida de Deus no meio da existência.

A existência é feita de limites. Somos limitados culturalmente, do ponto de vista da educação. Somos limitados em nossos corpos, em nossa alma. Somos limitados pela dor, pela doença. E temos o maior limite de todos diante de cada um de nós: a morte.

Viver uma vida plena, verdadeira, com toques da eternidade, é a forma de transcender a todos os limites. A beleza, a arte, o amor, a paz, a graça nos levam além.

O sopro de Deus é a garantia de que podemos abrir as portas da vida para vivê-la até além dos limites. O toque do eterno em nós é a certeza que temos de que a vida nos impulsiona e nos carrega para além de nós mesmos, para além dos limites, para além do que nos faz frágeis e pequenos.

A vida, o ministério, a morte e a ressurreição de Jesus nos asseguram que é possível ir além - ainda que ir além seja, de verdade, doloroso.

Que fujamos de nós. Que recebamos o sopro do Espírito. Que vivamos na dimensão de Jesus, indo além dos limites numa vida que signifique bem mais do que apenas experimentar uma existência neste mundo.

Nenhum comentário: